O governador Mauro Mendes (DEM) nomeou 30 novos delegados que reforçarão as atividades da Polícia Civil, especialmente nas unidades do interior. Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (9).
Além disso, foram 24 papiloscopistas da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) convocados sendo: três para cidade de Cáceres, seis para Barra do Garças, um para Rondonópolis, 10 para Sinop e quatro para Tangará da Serra.
Também foram convocados 18 técnicos de necropsia. Serão quatro profissionais para Barra do Garças, quatro para Cáceres, um para Rondonópolis, cinco para Sinop e dois para Tangará da Serra.
Conforme informações obtidas pelo HiperNotícias, os profissionais da Politec ainda não foram nomeados, pois ainda irão decidir se aceitarão trabalhar na cidade em que foram convocados.
Reforço na Polícia Civil
Essa foi a segunda nomeação de delegado feita pelo governador em pouco mais de um ano. Em maio de 2020, o democrata nomeou 30 novos delegados. A convocação ocorreu em razão da necessidade de recomposição do quadro de delegados, que vinha sofrendo redução crescente nos últimos seis anos.
O quadro da instituição apresenta déficit histórico, uma vez que entre 2014 e 2020 a Polícia Civil perdeu 69 delegados, contra apenas 18 nomeações no período, resultando em 51 servidores não repostos. A saída dos profissionais se deu em virtude de aposentadorias e mortes.
A reposição no quadro de delegados está relacionada ao serviço essencial de segurança pública prestado pela Polícia Civil, que não pode sofrer interrupção, especialmente no que tange ao reforço das investigações criminais, acolhimento de vítimas e o combate à corrupção.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.