O governador Mauro Mendes (União Brasil) alertou que a criação do município de Boa Esperança do Norte (402 km de Cuiabá) demandará mais custos aos cofres públicos e, em razão do momento econômico, tem suas "reservas" sobre a pauta. O Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou a estruturação da cidade e a Assembleia Legislativa começa a discutir os pormenores para viabilizar a primeira eleição para prefeito e vereadores em 2024.
"Olha, o custo da máquina pública é um negócio que tem que ser olhado com muita cautela por todos os nossos cidadãos brasileiros. Nós é que pagamos essa conta. Embora o município de Nova Esperança, que está sendo criado, tenha um número de população maior do que muitos municípios criados há muitos anos, vejo com uma certa reserva", declarou Mauro Mendes nesta terça-feira (17).
LEIA MAIS: STF ratifica criação de município em MT em julgamento encerrado nesta sexta-feira
A polêmica em torno de Boa Esperança se dá pelo fato de "fatiar" Nova Ubiratã e Sorriso. Os dois municípios cederão parte do território para a formar a nova cidade. A concessão de terras implica automática perda de arrecadação. Mendes não entrou nesse mérito e reconheceu a validade do deferimento do STF.
"Lá tem uma população grande, é uma realidade um pouco diferente, merece uma atenção especial e será bem-vindo, porque já foi criada a decisão de, e temos de serguir com a bola para frente", falou o governador.
A emancipação de Boa Esperança do Norte foi concedida inicialmente pela Assembleia Legislativa (ALMT). Nova Ubiratã ingressou com recurso em 2021 para derrubar o projeto de lei e o caso foi parar no Supremo. O MDB apresentou Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) em 2021, que foi vencida por oito votos a três dos ministros do STF.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Salas 18/10/2023
Governador é contra a criação, mas, logo, logo vai estar pedindo votos lá... se o povo de lá aceitar, aí já não sei quem é o pior.
1 comentários