Política Terça-feira, 27 de Setembro de 2011, 12:30 - A | A

Terça-feira, 27 de Setembro de 2011, 12h:30 - A | A

GAZETEIROS

Falta de quórum adia 2ª votação do aumento do número de vereadores

A presença de poucos vereadores em plenário não foi suficiente para aprovar emenda que amplia número de cadeiras no Parlamento cuiabano; isso demonstra desinteresse pela matéria

NOELMA OLIVEIRA

 

Mayke Toscano/Hipernotícias

Emenda constitucional aumenta de 19 para 25 o número de vereadores na Cãmara de Cuiabá

 

O projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que aumenta de 19 para 25 o número de vereadores de Cuiabá, não foi apreciado na manhã desta terça-feira (27) em segunda votação por falta de quórum.

O projeto foi aprovado, com apenas um voto contrário, há duas semanas, do vereador Lúdio Cabral (PT), e hoje deveria ser votado em segunda votação. O regimento interno da Câmara alega que para este tipo proposição é exigida a presença de dois terços dos parlamentares.

A proposta volta à apreciação na próxima quinta-feira e o aumento no número de vereadores passa a valer a partir de 2013. O projeto que altera a Lei Orgânica do Município está amparado na Emenda Constitucional 58/2009, aprovada pelo Congresso Nacional.

Apesar de aumentar o número de vereadores, não existirá acréscimo no valor do duodécimo repassado pelo Poder Executivo. O repasse mensal constitucional tem como base um percentual da arrecadação mensal.

Lúdio argumentou, no seu voto contrário, que “quantidade não significa que terá mais qualidade”. Além de Cuiabá, as Câmaras de Rondonópolis e Barra do Garças já haviam aprovadas mudanças na Lei Orgânica do Município.

O acréscimo nas cadeiras do Legislativo obedece também critério do número de habitantes. Em Cuiabá, por exemplo, poderia chegar até 25, quantidade máxima.

O presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), e a primeira-secretária da Casa, Lueci Ramos (PSDB), era alguns dos parlamentares ausentes na sessão de hoje.

Clique aqui  e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

kleber 27/09/2011

Crime contra a sociedade. Não temos segurança, educação, saúde, infraestrutura e outros serviços que segundo o governo por falta de recursos. E de onde virá RECURSOS PARA PAGAR ESSES BANDIDOS QUE NÃO FAZEM NADA PELO POVO?

1 comentários

1 de 1

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros