O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), confirmou que a rusga com a vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Janaina Riva (MDB), foi resolvida. Depois de quatro anos em lados opostos, Emanuel afirmou que ambos "fumaram o cachimbo da paz" em jantar realizado na sua casa no Jardim das Américas, na última semana. Os deputados estaduais Juca do Guaraná (MDB) e Wilson Santos (PSD) são os atores que trabalharam nos bastidores para colocar o prefeito e Janaina frente a frente.
"Fumamos esse cachimbo da paz, que é a paz no MDB. Agradeço ao Juca do Guraná e Wilson Santos por articularem esse jantar com a Janaina Riva", falou Emanuel Pinheiro à Vila Real FM nesta quarta-feira (17).
O prefeito e a deputada romperam nas eleições de 2020 após Emanuel fazer críticas ao ex-governador José Riva, pai de Janaina, citado em escândalos de corrupção. Conforme Emanuel, Juca e Wilson recomendaram que a deputada não "olhasse no espelho" para garantir que o grupo caminhe unido.
"Achei bacana essa propsta do Juca e do Wilson Santos para que a Janaina não olhasse no espelho. Se depender de mim, eu saio em paz com todo mundo", afirmou.
LEIA MAIS: Emanuel sinaliza apoio a deputada em disputa na AL: "Janaina na cabeça"
KENNEDY SE BENEFICIA COM PAZ NO MDB
Essa unidade no MDB favorece a pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá do empresário Domingos Kennedy (MDB). Uma vez que o pleito por uma candidatura própria alimentou a discórdia entre os diretórios municipal e estadual do partido. Emanuel lembrou que só conseguiu dobrar a resistência do presidente do MDB em Mato Grosso, Carlos Bezerra, depois de uma conversa com o presidente nacional, Baleia Rossi, e o líder da legenda na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões Jr.
"Falei com o Baleia e o Bulhões em uma reunião que o Emanuelzinho também participou. Disse que em Mato Grosso, a Baixada Cuiabana era a única região que o MDB tem prefeito, vereador, deputado estadual e deputado federal eleitos pelo mesmo grupo", contou.
Ao abrir esse panorama, o prefeito conseguiu convencer a cúpula nacional sobre a viabilidade de uma candidatura própria. Baleia Rossi e Bulhões pressionaram a estadual e Bezerra acabou convertendo o apoio afiançado a presidente da AL, Eduardo Botelho (União Brasil), para Domingos Kennedy. Porém, Janaina resiste.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.