O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-MT) emitu nota de repúdio contra o presidente da Câmara de Sorriso (396 km de Cuiabá), Iago Mella (Podemos), que apareceu zombando de pessoas com deficiência em vídeo que viralizou nas redes sociais. O órgão pede para que o comportamento do parlamentar seja investigado por suposta quebra de decoro. Caso seja condenado pelo colegas de Legislativo, Iago Mella pode perder o mandato.
“Essa atitude discriminatória, preconceituosa, capacitista é crime de acordo com o artigo 88 da Lei Brasileira de Inclusão. Tal conduta inadequada do Vereador vai contra a Constituição e o decoro parlamentar, merece ser questionado”, aponta o Conede-MT.
As imagens geram polêmica pois o vereador defendeu a inclusão social de pessoas do segmento em sua campanha. No vídeo, Iago está acompanhado de um amigo. Os dois estão sentados no sofá. "Olha uma câmera", murmura o jovem limitando a movimentação da boca e entortando os braços. Depois de falar, o rapaz começa a pular no sofá, simulando uma crise. Em seguida, Iago finaliza com a frase: "Pais e mães excepcionais de Sorriso", como se estivesse em um discurso.
Segundo o vereador, a cena foi gravada há seis anos em um momento de descontração com amigos. Como se aproxima o período das eleições, Mella pontuou que o vídeo não é uma novidade e é utilizado por oponentes como recurso para afetar sua imagem. Iago se desculpou e afirmou que já esclareceu a situação "retirada do contexto" no passado e o fez novamente.
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.