O presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (DEM) foi reempossado na manhã desta segunda-feira (1º), ao comando da Casa de Leis para o biênio 2021-2023. Durante discurso, o democrata destacou que mesmo durante a pandemia, tem boas perspectivas para o desenvolvimento de Mato Grosso e relembrou a trajetória e o avanço dos trabalhos do Legislativo: "Nunca quis ser apenas mais um".
“O ano de 2021, apesar da pandemia mundial, da dor das tantas perdas de pessoas queridas, mas com a vacina chegando, mesmo que aos poucos, e a economia sobre controle nos permite sonhar novamente e podemos dizer que para o Estado de Mato Grosso parece bastante promissor os próximos anos. O estado está equilibrado e o governo tem apresentado bons projetos e se demonstrado bastante otimista em relação a este e o próximo ano”, comentou.
Botelho ainda relembrou que assumiu o comando da Assembleia pela primeira vez em 2015, que segundo ele, ainda na gestão do ex-governador Pedro Taques (SD), foi um ano “complicado”, com o Estado envolvido em esquemas de corrupção.
"Assumimos em 2015, em um momento bastante conturbado da política mato-grossense e brasileira. Era um pós Copa do Mundo com todos os indícios de má gestão e corrupção que se alastrou junto ao cenário econômico e político do estado e do próprio país na época. Muita esperança, vontade, mas o cenário não era animador".
Conforme Botelho, o então governador Pedro Taques teve diversas dificuldades, principalmente no âmbito financeiro e administrativo, para cumprir com os compromissos básicos do estado e os reflexos recaía sobre a Assembleia. "Greves, conflitos, RGA, falta de recursos e desentendimentos eram constantes. Mas esta casa nunca fugiu a sua reponsabilidade e não parou um segundo sequer. Fomos a luta, buscando alternativas e soluções. E por muitas vezes bancando com seus próprios recursos as suas decisões", enfatizou.
"Eu nunca quis ser apenas mais um em nada que fiz na vida. Sempre penso que podemos dar um pouco mais de nós em cada coisa que fazemos ou construímos. O sucesso do passado é combustível para a esperança de dias melhores. Mas isso não está pronto. Isso não nos faz menos atentos e nem menos empenhados. Ao contrário, nos traz a responsabilidade e a certeza de que estamos no caminho correto", finalizou.
O governador Mauro Mendes (DEM), por meio de vídeo, parabenizou a nova Mesa Diretora e agradeceu o empenho da Casa de Leis para aprovação de projetos de leis encaminhados pelo Executivo.
“Agradece aos parceiros da AL, vamos continuar de maneira harmônica, respeitosa para que possamos cumprir em entregar resultado e melhorar a vida da população mato-grossense no nosso estado. Nosso grande objetivo é superação da pandemia que aflige o pais e que estamos concentrados nisso”, disse.
Mesa Diretora
A deputada Janaína Riva (MDB) permanecerá como vice-presidente e Max Russi (PSB), como primeiro-secretário. Foram empossados ainda os deputados Wilson Santos (PSDB), como 2º vice-presidente, Valdir Barranco (PT), como 2º secretário, deputado Claudinei Lopes (PSL), como 3º secretário e Paulo Araújo (Progressistas), como 4º secretário.
A nova mesa diretora foi eleita com 22 votos no dia 10 de junho de 2020. Conforme prevê a constituição estadual, a eleição deveria ocorrer em setembro, no entanto, a alteração da data - aplicada excepcionalmente ao segundo biênio da 19ª legislatura - ocorreu após aprovação da Emenda Constitucional 01/2020. A recondução dos membros da mesa diretora passou a ser permitida após aprovação da Emenda Constitucional 63/2012.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.