A crise política entre o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), e a vice-prefeita Coronel Vânia Rosa (Novo) ganhou novos capítulos na tarde deste sábado (9), quando uma vistoria surpresa do chefe do Executivo ao prédio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) terminou em confusão e com a presença da Polícia Militar.
Segundo o próprio prefeito, que transmitiu parte da ação em suas redes sociais, a ida à secretaria ocorreu de forma não programada, em um sábado, com o apoio de funcionário da secretaria que está de férias, e retorna as atividades nessa segunda-feira (11), para “evitar constrangimentos” e inspecionar as instalações antes da posse do novo secretário, prevista para segunda-feira (11). Abilio afirmou que a vistoria é um procedimento comum, já realizado em outros órgãos municipais fora do expediente.
LEIA MAIS: Abilio exonera vice-prefeita da Semob em meio a crise com vereadores de Cuiabá
O boletim de ocorrência da PM relata que, ao chegar ao local, Abilio encontrou a vice-prefeita, exonerada da pasta um dia antes, acompanhada de sua advogada, Karime Oliveira Dogan. A defensora afirmou aos policiais que sua cliente havia sido surpreendida com a exoneração, sem comunicação prévia formal, e que a presença repentina do prefeito para vistoriar “diversas salas do órgão” causou desconforto.
No vídeo, é possível ver discussões sobre a entrega das chaves da sala utilizada pela então secretária. Abilio reclamou de ter sido impedido de entrar por falta de acesso, alegando que apenas Vânia possuía a chave. A advogada tentou entregar o item mediante recibo assinado, mas o prefeito se recusou, dizendo que havia outra cópia e que a entrega poderia ser feita na segunda-feira, junto com a retirada dos pertences pessoais.
LEIA MAIS: Vice-prefeita enfrenta reação em massa da Câmara após fala sobre 'assédio político'
A vistoria foi acompanhada por servidores, pela Secretaria Municipal de Comunicação, por militares da PM e pela própria vice-prefeita. As imagens mostram inspeções em salas, incluindo um espaço com cama e itens de maquiagem, sobre o qual Abilio questionou a finalidade.
Apesar da tensão inicial, o boletim registra que os ânimos se acalmaram e não houve registro de crimes ou reclamações adicionais. A advogada de Vânia informou que deve formalizar uma ocorrência na próxima semana.
O episódio ocorre no auge do desgaste entre o Executivo e a vice-prefeita, que recentemente acusou um vereador de “assédio político” e enfrentou reação massiva da Câmara Municipal. A exoneração de Vânia da Semob, na sexta-feira (8), foi interpretada como consequência direta do atrito político, agora ampliado pela vistoria pública e pelo embate presencial.
VEJA O VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.