A vice-prefeita de Cuiabá, Vânia Rosa (Novo), afirmou ser vítima de violência política gênero e se defendeu, ressaltando que uma 'maca' não a define. Vânia fez as declarações no 1º Encontro da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa (ALMT), nesta segunda-feira (8), atendendo convite da deputada estadual Janaina Riva (MDB). A declaração da vice-prefeita de Cuiabá apimenta o cenário político, um dia após o prefeito Abilio Brunini (PL) criticar tentativa de aproximação de Janaina com a extrema-direita. Além de Riva, no dispositivo também estava a deputada Edna Sampaio (PT), outro desafeto do prefeito.
LEIA MAIS: Sala vip na Semob gera polêmica após exoneração da vice-prefeita Coronel Vânia Rosa
Vânia foi exonerada da função de secretária de Mobilidade Urbana (Semob) após desentendimento com a presidente da Câmara, Paula Calil (PL). Abilio foi até a sede da pasta realizar vistoria e encontrou uma maca de massagem no ex-gabinete de Vânia, que ainda retirado todos os seus pertences. O prefeito divulgou o "achado" nas redes sociais e a sala vip gerou polêmica.
Antes de entrar para a reserva, a coronel Vânia gerenciou quartéis e foi responsável pela Patrulha Maria da Penha. Ela mencionou parte da experiência na Polícia Militar e ressaltou que sua trajetória não está resumida a uma "maca".
"É uma honra poder olhar essa história e ver essa construção e que, avezes é pejorada, julgada, por uma simples maca. Isso não me define e nunca vai me definir", disparou Vânia Rosa.
LEIA MAIS: Abílio diz que vice-prefeita seguirá acomodada e terá nova função na prefeitura
Dividindo a plataforma com a prefeita de Pedra Preta (240 km de Cuiabá), Iraci Ferreira (PSDB), chamada de "cachorra viciada" por um vereador, Vânia Rosa criticou o tom de violência com o qual mulheres atuam na política são tratadas e se colocou como "protagonista" deste momento delicado.
"É uma honra poder estar aqui em um momento tão fatídico. E ser protagonista de alguns eventos que acho que está bem claro pra toda nossa capital cuiabana e aqueles que acompanham mais de perto a política. E a fala não deve ser ofensiva", disse a vice-prefeita.
Vânia ainda elogiou Riva e polemizou: "Não há coincidência, Janaina. Obrigada por tudo isso. É providência".
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.