Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020, 10h:54

Tamanho do texto A - A+

Vídeo mostra tenente matando soldado da Polícia Militar em posto de combustível

Por: LUIS VINICIUS

Imagens do circuito interno de segurança de um posto de gasolina mostram o momento em que um tenente da Força Tática mata o soldado da Polícia Militar Ricardo Ferreira de Azevedo, 36 anos. O fato aconteceu no momento em que a vítima chegava para abordar um motociclista. Após a morte do agente, os policiais envolvidos na ocorrência foram afastados das suas funções

Reprodução

Print  Vídeo mostra tenente matando soldado

 

O vídeo vai de encontro com o que os policiais da Força Tática relataram no boletim de ocorrência. No documento, o oficial informou que confundiu Ricardo com um criminoso pelo fato de o soldado estar com a arma na mão e não obedecer à ordem largá-la. No entanto, na gravação é possível ver que o tenente da Força Tática sequer desce da viatura e atira em uma distância de aproximadamente 15 metros.

Pouco segundos depois, os policiais descem da viatura e se aproximam do soldado baleado. Ao serem informados que atiraram em um colega, os militares da Força Tática levam Ricardo à viatura. Toda a ação demora menos de quatro minutos.

O soldado chegou a ser levado ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois de dar entrada na unidade de saúde. 

O corpo do soldado será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser realizado exame de necropsia.

O caso

O fato iniciou quando policiais da Força Tática estavam em patrulhamento pela Capital. As 21h40, os agentes foram acionados para atenderem uma ocorrência em que quatro motociclistas estavam fazendo manobras perigosas na Avenida Beira Rio, na Capital.

Os agentes saíram em buscas e já na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), no pátio de um posto de combustível, flagraram dois homens em uma motocicleta, com uma arma em punho, apontando para outro homem.

Rapidamente, o tenente da Força Tática ordenou para que a dupla soltasse as armas. No entanto, a ordem não teria sido obedecida e diante disso, o tenente atirou no soldado. 

Porém, a versão dos policiais vão na contramão do que se mostra no vídeo.

Veja o vídeo

 

Nota da PM 

 

Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira (29), a Polícia Militar informou que afastou os policiais envolvidos.

 

A Polícia Militar de Mato Grosso lamenta profundamente o ocorrido e vem a público cumprir o dever de informar que, segundo apuração preliminar, na noite de ontem, 28/05/2020, o soldado Ricardo Ferreira de Azevedo, integrante da 21ª Companhia de Polícia Militar (21ª Cia Centro), de Cuiabá, foi atingido  por um disparo feito por uma guarnição da Força Tática do 1º Comando Regional, não resistindo ao ferimento  e vindo a óbito. 

 

Soldado Azevedo é do serviço de inteligência e trabalhava na coleta de informações sobre tráfico/uso de drogas, roubos, furtos e demais crimes  na região central da Capital. Já no término das atividades do dia, ele e sua equipe foram auxiliar uma guarnição do Batalhão ROTAM que procurava uma moto com ocupantes supostamente vinculados a crimes. Ao chegarem ao posto de combustível que fica no cruzamento das avenidas Rubens de Mendonça (do CPA) e Mato Grosso, identificaram  uma moto com as mesmas características da informada pela equipe da ROTAM. 

 

No local, por volta das 21h40min, a guarnição da Força Tática se deparou com a ação  realizada pela equipe do soldado Azevedo, não identificou a equipe como policiais militares  e efetuou o disparo que atingiu o Sd Azevedo. Levado imediatamente para o HMC, o policial passou por uma cirurgia, porém não resistiu e veio a falecer.

 

A Polícia Militar lamenta imensamente pela perda trágica e precoce do policial militar e informa que todas as medidas para apuração já estão sendo tomadas, inclusive com o afastamento preliminar dos envolvidos para atividades internas, os demais procedimentos de Polícia Judiciária Militar ocorrem na Corregedoria de Polícia Militar. A PM está dando atenção e assisntencia aos familiares do soldado Azevedo.

 

Veja mais

 

Vídeo mostra tenente matando soldado da Polícia Militar em posto de combustível

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei - 1