As Polícias Civis de Mato Grosso e Rondônia cumpriram, nesta terça-feira (9), dois mandados de busca e apreensão em Vilhena (RO) contra um homem de 40 anos investigado por envolvimento no acidente que resultou na morte do delegado aposentado Manoel Jorge de Araújo e da esposa dele, Eliane Gonçalves Madrona, ocorrido em 7 de outubro na BR-174/364, em Comodoro (a 640 Km de Cuiabá).
A ação é um desdobramento do inquérito conduzido pela Delegacia de Comodoro, que apura as circunstâncias da colisão entre a picape conduzida pelo delegado e o caminhão Ford 11000 que transportava madeira ilegal. Durante a investigação, laudos técnicos confirmaram que o veículo de carga circulava sem itens obrigatórios de segurança, como faixas refletivas e para-choque traseiro, além de apresentar graves avarias, o que o tornava inadequado para qualquer tipo de tráfego.
LEIA MAIS: Delegado aposentado e esposa morrem em colisão entre caminhão e picape
Os materiais apreendidos mostraram ainda que o caminhão transportava toras de origem ilegal. O motorista, segundo a Polícia Civil, não prestou socorro após o acidente e deixou o local utilizando outro veículo de apoio do próprio esquema de transporte clandestino.
REINCIDÊNCIA E ATUAÇÃO CONTÍNUA
A apuração apontou que o alvo da operação é reincidente em crimes ambientais, atuando de forma contínua no transporte irregular de madeira, inclusive depois do acidente que matou o casal. Há indícios de que o caminhão envolvido na colisão era compartilhado com outro investigado, também ligado à exploração florestal ilegal.
Laudos periciais reforçaram que as condições irregulares do caminhão foram determinantes para o desfecho fatal, e que o suspeito realizava transportes semelhantes com frequência, o que indica a participação em uma estrutura criminosa voltada ao escoamento de madeira extraída ilegalmente.
PRISÃO EM FLAGRANTE E APREENSÕES
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais encontraram novas cargas de madeira ilegal, veículos usados no transporte clandestino, motosserras e outros equipamentos relacionados aos crimes ambientais. O suspeito acabou preso em flagrante.
Para o delegado responsável pelo caso, Mateus Reiners, a operação representa um avanço importante tanto na elucidação do acidente quanto no enfrentamento ao crime ambiental na região.
“A ação busca não apenas avançar na elucidação da morte do delegado aposentado, mas também intensificar o combate ao transporte e exploração ilegal de madeira, prática que gera danos ambientais e sociais severos”, destacou.
As investigações continuam para identificar outros possíveis participantes do esquema e esclarecer todas as circunstâncias que levaram ao acidente.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.







