Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) prendeu, na segunda-feira (15), um homem após flagrá-lo ateando fogo em uma área particular na zona rural de Alto Araguaia (a 418 km de Cuiabá). Ele foi conduzido pela Polícia Militar e responderá por queimada ilegal e crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998.
O foco do incêndio foi detectado via monitoramento por satélite, realizado pela Sala de Situação Descentralizada vinculada ao 2º Comando Regional do CBMMT em Rondonópolis. Ao chegar ao local, os bombeiros flagraram o suspeito iniciando o incêndio e cometendo outras infrações, como supressão de vegetação em Área de Preservação Ambiental (APA) sem autorização, queima irregular de madeira amontoada e alteração do uso do solo.
O infrator foi levado à Delegacia da Polícia Civil, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. Além da responsabilização criminal, ele poderá ser autuado e multado administrativamente pelo Corpo de Bombeiros, seguindo o Decreto nº 1.403/2025, que estabelece o período proibitivo para uso do fogo em áreas rurais no estado.
O comandante-geral do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, destacou que Mato Grosso adota política de tolerância zero com crimes ambientais.
Só em 2025, o CBMMT aplicou R$ 79,3 milhões em multas administrativas por infrações ambientais, abrangendo mais de 108 mil hectares. O CBMMT reforça que o uso do fogo é proibido para limpeza e manejo de áreas rurais: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e Cerrado, e durante todo o ano em áreas urbanas. Denúncias podem ser feitas pelos números 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.