Mundo Quinta-feira, 30 de Junho de 2011, 15:13 - A | A

Quinta-feira, 30 de Junho de 2011, 15h:13 - A | A

VAZAMENTO

Wikileaks: "Lula foi o melhor para o setor", diz líder de construtora

TERRA

"O melhor presidente para o setor imobiliário que o Brasil já teve". Assim o presidente da construtora Cyrella, Eli Horn definiu o governo do ex-presidente Lula em conversa com o então embaixador americano Clifford Sobel, em 2007.

A declaração consta de um relatório de Sobel obtido pelo Wikileaks e divulgado nesta quinta-feira (30) em reportagem da agência A Pública. Em 2007, o país viveu um boom da construção civil. "A lua de mel está só começando", anunciava Sobel.

O embaixador dá detalhes da conversa com Horn e lista as razões para otimismo dos empresários do setor: "A maioria dos comentaristas acredita que o boom do mercado imobiliário americano está apenas começando".

O interesse dos Estados Unidos no sucesso da empresa brasileira fica explicado no próprio telegrama. Nada menos que 60% dos acionistas da Cyrela, a maior construtora de prédios residenciais no país, são americanos - atesta Sobel.

A explosão parece ser comemorada como um sinal de que o Brasil estaria seguindo os passos dos americanos. "O deslumbramento em 2007 se explica porque, como Sobel, muitos ignoravam os sinais de que o casamento do governo americano com sua indústria de crédito hipotecário estava entrando na maior crise de sua história", lembra a reportagem de A Pública. Em 2008, o setor seria o responsável pela maior crise do sistema financeiro mundial desde 1929.

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros