Em publicação no X, Von der Leyen disse ter conversado com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, o presidente da França, Emmanuel Macron, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e os primeiros-ministros de Reino Unido, Keir Starmer, e Itália, Giorgia Meloni.
"Juntos, reafirmamos nosso compromisso de defender a soberania da Groenlândia e do Reino da Dinamarca", escreveu Von der Leyen.
A chefe do principal órgão executivo da União Europeia assegurou ainda a intenção de sempre "proteger" os interesses estratégicos e de segurança do bloco. "Enfrentaremos esses desafios à nossa solidariedade europeia com firmeza e determinação", prometeu, sem citar Trump nominalmente.
O diálogo acontece em meio a um agravamento sem precedentes das tensões entre EUA e Europa. Ontem, Trump anunciou a imposição de tarifas sobre oito países europeus que enviaram tropas para exercícios militares perto da Groenlândia. Em resposta, a União Europeia estuda aplicar cerca de 93 bilhões de euros em sobretaxas aos americanos, segundo o jornal Financial Times.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
