De acordo com Hipper, Kallas se reunirá com o vice-primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, com o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, e com a ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt. As reuniões ocorrem em meio ao aumento das tensões envolvendo a Groenlândia, após diversas declarações recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o território autônomo da Dinamarca.
Na mesma coletiva, o porta-voz de Comércio da UE, Olof Gill, acrescentou que a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, foi convidada por Trump para integrar um Conselho de Paz voltado à situação em Gaza. Segundo Gill, no entanto, Von der Leyen ainda não tomou uma decisão sobre o convite.
O republicano também convidou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Argentina, Javier Milei, o líder paraguaio, Santiago Peña e, ainda, o premiê canadense, Mark Carney, o presidente do Egito, Abdel-Fattah Al-Sissi, da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, entre outros. O mandato no Conselho durará três anos, a não ser para os países-membro que pagarem US$ 1 bilhão por um assento permanente.
As autoridades europeias ressaltaram que os contatos diplomáticos seguem em andamento em diferentes frentes, enquanto o bloco acompanha com atenção os desdobramentos geopolíticos recentes e avalia seus próximos passos no campo diplomático e de segurança.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
