As indicações de um segundo lugar para André Ventura, líder do partido Chega, podem trazer outro avanço político para os partidos de extrema-direita em crescimento na Europa, já que ele pode enfrentar o socialista António José Seguro em uma decisão no dia 8 de fevereiro entre os dois principais candidatos.
O aumento do apoio público ao Chega o tornou o segundo maior partido no parlamento de Portugal no ano passado, apenas seis anos após sua fundação.
Seguro, o socialista, estava prestes a coletar a maioria dos votos, seguido por Ventura e o conservador João Cotrim Figueiredo logo atrás, de acordo com as pesquisas de boca de urna dos três principais canais de televisão do país. Os resultados oficiais devem sair até o início de segunda-feira.
Outros nove candidatos concorreram em um campo recorde, mas nenhum chegou perto dos mais de 50% necessários para uma vitória no primeiro turno, indicaram as pesquisas de boca de urna.
O vencedor substituirá o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que cumpriu o limite de dois mandatos de cinco anos.
Um segundo turno entre os dois primeiros colocados neste domingo será realizado em 8 de fevereiro. Isso decidirá quem servirá um mandato de cinco anos no "Palácio Rosa" à beira do rio em Lisboa. Fonte: .
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
