Mundo Terça-feira, 03 de Maio de 2011, 09:34 - A | A

Terça-feira, 03 de Maio de 2011, 09h:34 - A | A

FIM DA PERSEGUIÇÃO

Marcada por fracassos, perseguição a Bin Laden durou 15 anos

Em 1996, o Centro de Contraterrorismo da CIA criou uma

Da BBC Brasil

Imagem da Internet
Os Estados Unidos tentaram capturar ou matar Osama Bin Laden por mais de 15 anos, antes de localizá-lo em uma casa no noroeste do Paquistão, bem perto de uma Academia Militar do país.

Os Estados Unidos tentaram capturar ou matar Osama Bin Laden por mais de 15 anos, antes de localizá-lo em uma casa no noroeste do Paquistão, bem perto de uma Academia Militar do país.

 

Embora oportunidades para pegar o número 1 da Al-Qaeda não tivessem ocorrido nos últimos anos, várias outras surgiram antes de 2002 - levantando questões sobre o poder e a eficácia das forças armadas americanas e de sua inteligência.

Em 1996, o Centro de Contraterrorismo da CIA (CTC, sigla em inglês) criou uma "Estação da Questão Bin Laden", uma unidade especial formada por uma dúzia de autoridades, para analisar dados de inteligência e planejar operações contra o milionário saudita. À época, acreditava-se que Bin Laden estava financiando militantes no Oriente Médio e na África.

No fim de 1997, depois que Bin Laden foi forçado a se mudar do Sudão para o Afeganistão, e conclamou os muçulmanos a "lançar uma guerrilha contra forças americanas", a unidade formulou planos para que integrantes de tribos afegãs o capturassem e o entregassem aos Estados Unidos.

Embora o chefe do CTC visse esta como "a operação perfeita", o diretor da CIA decidiu não prosseguir com ela, de acordo com um relatório posterior divulgado pela comissão de investigação sobre o 11 de Setembro.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros