Autoridades americanas ouvidas pela agência sustentam que o registro aponta para um teste intencional e realizado de forma discreta, com o objetivo de contornar sistemas internacionais de monitoramento. Para elas, o sinal não apresenta características compatíveis com terremoto ou atividade de mineração.
A China rejeitou as acusações e declarou que Washington estaria deturpando os fatos para sustentar sua própria estratégia nuclear, informou a RFI.
Especialistas citados pela agência ponderam que os dados disponíveis são insuficientes para comprovar a realização de um teste, já que os sinais detectados seriam fracos e carecem de evidências técnicas conclusivas.
A acusação ocorre após o último pacto de armas nucleares remanescente entre a Rússia e os Estados Unidos expirar no início de fevereiro, removendo, pela primeira vez em mais de meio século, quaisquer limites para os dois maiores arsenais atômicos do planeta.
O acordo previa limites às ogivas nucleares de longo alcance desenvolvidas pelos dois. Para especialistas, o fim do pacto pode abrir caminho para o que muitos temem ser uma corrida armamentista nuclear desenfreada.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

