A AIEA informou que uma equipe da agência se deslocou de Viena, na Áustria, para o fronte da guerra e acompanhará os técnicos da operadora da rede elétrica ucraniana para iniciar os trabalhos nos próximos dias.
Na usina de Zaporizhzhya, inspetores da AIEA verificaram medidas de proteção contra o inverno para evitar o congelamento da água utilizada no resfriamento dos reatores e das piscinas de combustível usado, além da prontidão dos geradores a diesel de emergência em caso de nova perda de energia externa.
A agência também informou que prepara uma nova missão técnica para avaliar dez subestações elétricas críticas à segurança nuclear na Ucrânia. Na última semana, atividades militares ou alertas aéreos foram registrados em todos os cinco locais nucleares do país, segundo a AIEA, com explosões relatadas nas proximidades de Zaporizhzhya.
Segundo o diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, trata-se do quarto cessar-fogo temporário negociado pela agência para garantir a segurança nuclear durante o conflito.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
