Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) concluíram, nesta sexta-feira (29), o curso “Resolução CNJ 520/2023: Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e suas Interseccionalidades”. A formação foi realizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e coordenada pelo desembargador Orlando Perri, presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa do TJMT.
Durante três dias, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas, além de visitas a instituições de atendimento à população idosa, como CRAS, CREAS, Abrigo Bom Jesus, Delegacia Especializada de Delitos contra a Pessoa Idosa (DEDCPI), 14ª Vara de Cuiabá e o Centro de Convivência para Idosos “Padre Firmo Pinto Duarte Filho”.
Segundo o juiz federal do Rio de Janeiro, Vladimir Santos Vitovsky, que atuou como professor, o curso contribuiu para reflexões pessoais e profissionais, além de resultar em propostas de atuação do Judiciário. Os participantes elaboraram um diagnóstico sobre políticas públicas voltadas à população idosa em Mato Grosso e apresentaram sugestões como: levantamento de idosos em situação de vulnerabilidade, fortalecimento de parcerias interinstitucionais, produção de cartilhas de conscientização e realização de diálogos intergeracionais.
O desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira destacou que os magistrados e servidores demonstraram motivação para aplicar os conhecimentos em suas comarcas. Já o juiz Leonísio Salles de Abreu Júnior ressaltou a importância do contato direto com a realidade das instituições.
De acordo com Orlando Perri, o resultado da capacitação será integrado às ações da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa em Mato Grosso (Renadi-MT), com o objetivo de fortalecer a rede de atenção à população idosa no estado.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.