O Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou, nesta quarta-feira (4), treinamento do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) para equipes da Prefeitura de Cuiabá. A ação marca a retomada do uso da ferramenta pela capital e o início de uma nova etapa de acompanhamento das metas municipais.
Organizada pela Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan), a capacitação abordou temas como execução de planos e envio de relatórios gerenciais, considerados fundamentais para o monitoramento e avaliação dos objetivos estabelecidos pelo município para os próximos 12 anos.
Segundo o TCE-MT, a adesão ao programa é voluntária e busca orientar gestores sobre políticas públicas. O subsecretário da Seplan, Guilherme Almeida, destacou que o sistema pode ser determinante para otimizar recursos e apoiar decisões em municípios de grande porte, como Cuiabá.
O secretário de Planejamento de Cuiabá, Murilo Bianchini, afirmou que o uso da ferramenta está alinhado à gestão municipal e contribui para maior controle das metas e entrega de políticas públicas.
Lançado em 2022 pelo TCE-MT em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Associação Mato-grossense dos Municípios, o GPE já conta com 120 prefeituras participantes, abrangendo mais de 90% da população do estado. O sistema oferece consultoria e acesso a plataforma digital para gestão de estratégias de longo prazo em áreas como educação, saúde, economia e infraestrutura.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.






