Em entrevista ao HNT TV, a advogada Karyme Pedrosa, especialista em Direito Previdenciário, alertou que criminosos se aproveitam da expectativa de devolução dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para aplicar um novo golpe. Os suspeitos ligam aos beneficiários e pedem o login e senha do perfil das vítimas para acessar o site do governo federal e fazer transações bancárias. "Do golpe, nasceu outro golpe", lamentou a advogada.
LEIA MAIS: HNT TV: Mudança no cadastro de instituições abriu brecha para fraude no INSS; veja vídeo
Karyme ressaltou que o ressarcimento do dinheiro desfalcado no "escândalo do INSS" será feito de forma automática, direto nos pagamentos dos aposentados. O presidente Lula (PT) se comprometeu em repor as mensalidades descontadas por associações fraudulentas, porém, ainda não há uma programação.
"Quando sair a restituição, ela vai ser no próprio INSS. Como que funciona? Simplesmente, aquele valor que cai todo mês, em um outro mês provavelmente, vai cair maior. Igual o de abril agora que houve o desconto e em maio, que seria a folha de pagamento de junho, vai ser devolvido", explicou Karyme. "Não é dando senha de golpe para ninguém, não é entrando em link de SMS ou de e-mail", reforçou.
Conforme a Polícia Federal, o golpe do INSS lavou R$ 6,3 bilhões das contas de aposentados. O esquema usava associações para cobrar mensalidades de R$ 40 a 80 reais sem o consentimento dos beneficiários. Após a investigação vir à tona, o INSS bloqueou todos os descontos.
"O que eu gosto de ressaltar é, se houver uma devolução, obviamente, que é o que a gente espera, essa devolução vai ser feita direto no sistema do meu INSS, então, não precisa a pessoa informar a conta, não precisa pagar nenhuma taxa administrativa", disse a advogada.
LEIA MAIS: HNT TV: "Fraude tomou proporção gigantesca", detona advogada sobre escândalo do INSS
VEJA VÍDEO
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.