Os times vitoriosos nas últimas rodadas do Bola Cheia disputam a final do campeonato na quinta-feira (15), na Arena Pantanal. Às 17h45 se enfrentam as equipes femininas Decar Nacional e Jardim Vitória, e às 18h45 as masculinas do CPA 1 e Decar Santa Izabel. O evento, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Federação Mato-grossense de Futebol (FEF-MT), contempla jovens de bairros periféricos e este ano incluiu as meninas em sua programação.
De acordo com o titular da Secretaria de Cultura, esporte e Turismo, Francisco Vuolo, as partidas serão antecedidas por uma disputa entre a Pasta e a Secretaria adjunta de Esporte e Lazer (Sael), do Governo do Estado, às 17h45. Familiares, amigos e jogadores de outros times participarão da cerimônia de encerramento e premiação dos campeões.
Neste ano foram inscritas 10 equipes masculinas e seis femininas. Para o primeiro caso, o limite de idade é de 16 anos, enquanto para o segundo, de 18 anos, com exceção de, no máximo, três jogadoras com até 23 anos por time. A novidade, segundo, Vuolo, representa uma oportunidade para que as meninas participem de um campeonato oficial.
“Em razão do sucesso do ano passado nós conseguimos reeditar o projeto, com uma proposta que vem ao encontro do que prega o prefeito, Emanuel Pinheiro, que é oportunizar”, diz. Na premiação estão inclusos uniformes e materiais para os treinos, além de troféus e medalhas. “É uma maneira de incentivar a prática pelos bairros da Capital. Por isso procuramos parcerias com departamentos que já atuam de forma organizada com o futebol em suas regiões.”
O prefeito, por sua vez, destaca a importância do esporte na formação do cidadão. “A habilidade dos jogadores pode despertar o interesse nos profissionais e também queremos explorar essa possibilidade. O foco principal, contudo, é a formação do cidadão, primando pela disciplina, pelo respeito aos adversários. É daí que surgem os grandes craques”, afirma.
Os jogos foram realizados nos miniestádios espalhados por Cuiabá e contarão também com apoio logístico da Prefeitura, que garantiu o acesso de todas as equipes. Além disso, a equipe de arbitragem oficial será cedida pela FEF-MT.
O técnico do time masculino do Parque Atalaia, Odenil Valeriano (Pio), conta que sua equipe chegou à semifinal em 2017 e que agora os meninos vêm se preparando para alcançar o título. Sendo assim, todas as iniciativas do tipo são bem-vindas pela comunidade, uma vez que estimula que os adolescentes pratiquem esportes.
Diretor do time feminino, ele também cita a importância da inclusão das garotas no Campeonato. “Agora as meninas que, antes ficavam de fora, poderão participar, ser vistas e valorizadas. Isso faz com que elas ganhem cada vez mais espaço e cresçam também no meio social, uma vez que muitas já são excluídas de outros contextos. A questão é sempre incluir”, finaliza.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.