Quinta-Feira, 09 de Abril de 2015, 08h:00

Tamanho do texto A - A+

Apaixonado por Cuiabá, mineiro cria página para divulgar imagens aéreas

Por: GABRIEL SOARES

Apaixonado por Cuiabá, Djalma Ribeiro, 33 anos, criou a fanpage "Drone Cuiabá" para divulgar fotos aéreas da cidade e ressaltar a beleza cuiabana. E foi além, fez um vídeo com belíssimas imagens da Capital em homenagem 296º aniversário, mostrando que Cuiabá é linda de se ver.

 

"Tive a ideia de dar um ponto de vista para as pessoas de uma Cuiabá que ninguém enxerga. Todos estão muito revoltados com as obras da Copa, que ficaram mal acabadas. Mas a gente tem uma cidade bonita, com um potencial muito grande", disse Djalma.

 

 

Apesar da paixão declarada pela cidade, Djalma é mineiro e desembarcou em Cuiabá há 17 anos. Aqui cursou faculdade, arrumou seu primeiro emprego e constituiu família. É o dito popular: "quem come cabeça de pacu não vai embora".

 

"Não nasci aqui, mas estou praticamente a minha vida inteira aqui. Eu prezo pela cidade com relação a isso. Não dá para não ter uma paixão pela cidade e respeito por tudo que ela me deu. Quero que a cidade fique cada vez mais bonita e moderna", conta Djalma.

 

Djalma trabalha no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, onde coordena a equipe de desenvolvimento de sistemas de informática. A fotografia aérea surgiu como um hobby. Ele encomendou as peças pela internet e construiu seu drone.

 

"Eu sempre gostei de fotografia e filmagens, de forma amadora, acompanhei a era digital da fotografia e, com o surgimento do drone eu pensei:'preciso ter um'", explica.

 

O equipamento de Djalma é sofisticado: um hexacóptero de 2,6 quilos, equipado com uma câmera GoPro capaz de filmar em UltraHD (4k) e atingir até 1,5 km de distância do rádio. Além disso, o equipamento transmite em tempo real a imagem do que está sendo filmado. Para ele, é a sensação de ser um pássaro explorando Cuiabá.

 

"É muito bonito, como se fosse um passarinho. Eu fico lá pensando que ninguém tem essa visão que eu tenho, não é fácil. É muito bacana. Além do que, você consegue ver pontos de vista totalmente diferentes do que está acostumado", disse.

 

Com a divulgação das imagens na fanpage 'Drone Cuiabá', Djalma atraiu a atenção do empresariado, que tem procurado para gravar campanhas publicitárias, reportagens e até mesmo casamentos.

 

Até o Discovery Channel do Reino Unido contratou seus serviços para filmar um episódio do programa "Extreme Fishing" no Pantanal. Djalma também gravou imagens para uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, que tratou sobre os esquemas de corrupção na construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

 

Por fim, Djalma deixa um recado para os cuiabanos: "Lembrem que Cuiabá tem um grande potencial, que tem natureza e é uma cidade muito bonita. Não é porque a gente tem um monte de obras abandonadas que a gente tem que desistir da cidade. Temos que ter paixão pela cidade". 

 

Confira abaixo algumas das imagens feitas pelo Drone da nossa linda Cuiabá:

Djalma Ribeiro / Drone Cuiabá

Cuiabá na visão do Drone

 

Djalma Ribeiro / Drone Cuiabá

Cuiabá na visão do Drone

 

Djalma Ribeiro / Drone Cuiabá

Cuiabá na visão do Drone

 

Avalie esta matéria: Gostei +2 | Não gostei