Domingo, 08 de Setembro de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,60
euro R$ 6,20
libra R$ 6,20

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,60
euro R$ 6,20
libra R$ 6,20

Entretenimento Terça-feira, 17 de Maio de 2016, 09:18 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Terça-feira, 17 de Maio de 2016, 09h:18 - A | A

EMPREENDEDORES

Empreendedores usam aplicativo como principal canal de comunicação

R7

O acesso à internet e às redes sociais têm se mostrado como fortes aliados dos negócios no Brasil. O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, por exemplo, é para mais da metade (51,9%) dos jovens empreendedores o principal canal de comunicação com os clientes, de acordo com levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

 

Msn

Whatsapp

 

Também foram citados como ferramentas de comunicação utilizadas nos negócios o Facebook e Instagram (41,2%), O levantamento aponta que os meios mais tradicionais, como campanhas publicitárias (4,6%) e e-mail marketing (8,5%), ficaram para traz na hora de falar com os clientes e fornecedores.

 

O presidente da CDL-Jovem, entidade ligada à CNDL que fomenta o desenvolvimento de jovens empresários, Pablo Guterres, avalia que os dados apenas reforçam que os empresários com idade entre 18 e 34 anos têm menor resistência para fazer uso das novas tecnologias.

 

— A internet já é inerente ao dia a dia e usar essa ferramenta para dar início, alavancar e potencializar seus negócios é normal e positivo. [...] Porém, os aplicativos não podem e não devem ser o único meio pelo qual os empresários se relacionam com seu público-alvo, sejam eles clientes ou outros empresários.

 

A pesquisa mostra ainda que apenas 37,8% dos entrevistados declararam que investem muito no relacionamento com os clientes. Guterres atribui o dado à “inexperiência de mercado e um baixo capital de giro”.

 

— Muitos jovens empreendedores acabam utilizando ferramentas online e aplicativos por serem opções fáceis, baratas e efetivas. Outros canais tradicionais de comunicação com o cliente são importantes, mas podem exigir profissionais especializados, orçamento maior e mais tempo dedicado às plataformas.

 




Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros