Representantes da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF) se reuniram com presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Arruda na tarde desta terça-feira (14), para firmaram sobre o fomento da cadeia produtiva de leite e agricultura familiar, durante a 52ª Expoagro – Inovadora. Na ocasião, será realizado de 2 a 5 de julho, o torneio de ordenha das raças GirLeiteiro e Girolando. Todo o leite arrecadado será doado para instituições carentes da capital.
Conforme o secretário adjunto de agricultura familiar, Corgésio Albuquerque, uma parceria entre a secretária, o Sindicato Rural de Cuiabá, Famato e Senar montará uma estrutura com mini laticínio para o público conferir de perto todo o processo de ordenha e higienização até chegada à casa do consumidor.
Corgésio afirmou que Mato Grosso ocupa o 8ª lugar na produção nacional de leite e explicou a importância da parceria para fomentar a cadeia produtiva e a agricultura familiar. “Acreditamos que esses eventos abrem um leque e cria uma queda de paradigma que aproxima agricultura familiar com o publico, pois mostra o potencial da cadeia leiteira que o estado possui. Buscamos criar com esse projeto, alavancar sustentabilidade com agricultura familiar, em especial a bacia leiteira no estado”, disse.
O secretário destacou ainda o primeiro Fórum das Cadeias Produtivas, que discutirá temas sobre as cinco cadeias carros chefe de produção no estado. No dia 7, o Fórum abordará o tema ‘Bovinocultura de Leite’ com palestras, eventos técnicos e workshops para pequenos e grandes produtores rurais.
“O Fórum das Cadeias Produtivas só vem a contribuir ainda mais como forma de incentivar o produtor rural a produzir mais a partir de novas técnicas. A gente vê de bom grado essa parceria com o governo, sindicato e outras entidades para que possamos mostrar outros potenciais e trazer não só o publico rural, como urbano para agricultura familiar”, explicou.






