O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) participou da terceira edição do Cidades Inovadoras, evento que ocorreu nos dias 27 e 28 de junho no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.
O evento trouxe várias experiências exitosas e discutiu práticas que podem tornar as cidades mais inteligentes e sustentáveis. A programação contou com painéis sobre inovação e gestão, oficinas abordando os caminhos para criação de planejamentos e rodadas de negócios com empresas que desenvolvem soluções nas áreas de mobilidade, saúde, gestão pública e outros.
Planejar a cidade que queremos
No primeiro dia, o analista técnico do Sebrae/MT Leandro Gonçalves realizou a oficina “Planejar a cidade que queremos”.
De acordo com Leandro, a experiência em participar do evento foi incrível, pois ele pode compartilhar conhecimento e colaborar com profissionais e estudantes dedicados à construção de um futuro mais inovador e sustentável aos municípios de Mato Grosso.
“Durante a oficina, explorei conceitos fundamentais de modelagem de negócios e projetos, fornecendo orientações práticas sobre como usar a Ferramenta Canvas para criar e aprimorar modelos de negócios. Foi um privilégio poder compartilhar minha paixão pela modelagem de negócios e ajudar a transformar ideias em ações tangíveis”, disse o analista.
Já no dia 28, foi a vez do gerente de Desenvolvimento Territorial da instituição, Sandro Rossi, participar do painel “Tecnologias e soluções para a gestão de Smart City”.
Sandro divide a mesma ideia de Leandro, com relação a experiência em participar do Cidades Inovadoras. “Esse tema é muito importante e nós de Mato Grosso estamos um pouco atrasados e precisamos discutir fortemente, debater com o Poder Público, com a iniciativa privada, com o setor de Educação, pois não tem inovação se não tiver envolvimento de todos os setores”, ressaltou.
O gerente de Desenvolvimento Territorial dividiu o painel com o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ergon Cugler, e o CEO da Wise Innovation, Paulo Ardenghi. Durante a apresentação, Sandro falou o projeto “Cidade Empreendedora”, uma iniciativa do Sebrae para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município.
“A partir desse programa fomos atrás de alguns municípios, a fim de capacitar os seus gestores e mostrar o que está acontecendo no Brasil e no mundo, com relação a desenvolvimento, porém, sempre olhando para cada particularidade de cada município. Cada cidade é diferente, cada uma tem a sua especificidade e a sua realidade”, concluiu.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.