Empreendedor Sexta-feira, 12 de Agosto de 2011, 16:24 - A | A

Sexta-feira, 12 de Agosto de 2011, 16h:24 - A | A

CASE DE SUCESSO

Empresa cuiabana, H.Print se destaca no cenário nacional de tecnologia e impressão

Qualidade e eficiência são princípios básicos que regem a dinâmica empresarial

Qualidade e eficiência. Estes são os conceitos que fizeram com que a H.print se tornasse uma das maiores empresas de tecnologia do mercado nacional. Fundada em 1986 em Cuiabá (MT), a empresa surgiu paralelamente ao advento da microinformática no Brasil, um setor novo no país. De início eram revendidos pequenos produtos como computadores, disquetes e acessórios de informática, mas isso ficou no tempo. Hoje, a especialidade é criar e fornecer soluções tecnológicas para o mercado, além de implementar recursos de gestão e de tecnologia da informação.

Edson Luís Ribeiro da Silva, presidente e idealizador da empresa, conta que aos 23 anos de idade - e em pelo exercício da faculdade de agronomia - percebeu que o futuro estava, realmente, no pequeno empreendimento da família. Em companhia de sua irmã na administração do comércio de revendas, o então estudante já percebia que a tecnologia poderia ser um grande investimento. E isso deu certo!

No ano de sua fundação, a H.print começou, ainda, a revenda das copiadoras da marca Triunfo, que eram produtos japoneses da marca Mita. Com a distribuição dessas copiadoras, a empresa foi se especializando na revenda deste produto, além de multifuncionais e impressoras. Tudo para o segmento de impressão.

Fotos: Widson Maradona

DE CUIABÁ PARA O BRASIL

Em 1990 foi que a empresa se lançou no mercado nacional. Com a mudança da marca Mita, que se incorporou a empresa Kyocera, houve um grande impulso nas vendas. “Em função da Kyocera ser uma marca inovadora com cerâmica de alta qualidade, isso nos trouxe uma condição muito maior de competitividade no mercado”, conta o presidente da H.print, Edson Luís Ribeiro da Silva.

A Kyocera é a líder mundial de multifuncionais, já que copiadoras, impressoras e scanners estão em um mesmo equipamento, atuando em todos os continentes. Em função da sua alta tecnologia e preços competitivos, ela ocupa posição de destaque no mercado mundial e sua revenda fez com que a H.print deslanchasse em nível nacional. A empresa passou a contar com filiais em Brasília, Curitiba e São Paulo, e se tornou o maior distribuidor da Kyocera no Brasil. Atualmente, a unidade de Cuiabá, matriz da empresa, possui uma área total construída de 1.572,704 metros quadrados e 85 funcionários.

O SEGREDO PARA O CRESCIMENTO

Hoje, a empresa proporciona ganho de produtividade e eficiência aos clientes por meio de serviços inovadores e diferenciados como a venda e locação de equipamentos e suprimentos de reprografia e automação. Há o estoque de máquinas, peças e acessórios a pronta entrega, além de uma completa linha de impressoras, scanners, ploters e multifuncionais.

De acordo com Edson Luís, o crescimento se deve a esta forma de comercialização, pois não há, apenas, a venda, mas um serviço de terceirização para os clientes. “Acredito que este seja um dos principais motivos de ascensão comercial nos últimos dez anos. Nós nos profissionalizamos na prestação de serviços, onde o cliente nos contrata e toda a gestão do parque de impressão fica por nossa conta”, explica.

Esse serviço inclui help desk próprio, softwares de última geração, suprimentos de longa duração, manutenção, suporte, assistência técnica, troca de peças e a gestão dos equipamentos. Assim, a H.print se responsabiliza por todo o parque de equipamentos e o valor cobrado pelo serviço é feito ponderando, apenas, as páginas produzidas de impressão, reprografia e digitalização de documentos. “No fim do mês nós fazemos uma leitura dos equipamentos e quantificamos a produção destes e fazemos a cobrança sem que o cliente se preocupe com a compra de peças e produtos para realização desse serviço. Nossa especialização é muito grande nessa área que é a terceirização de serviços de impressão”, esclarece o presidente.

De acordo Edson Luís, a economia no Brasil vai se sofisticando e por isso as empresas devem direcionar seu foco e a razão de sua existência. Entender o negócio dos clientes, o mercado onde atuam, suas variações e tendências asseguram diferenciais competitivos garantem maior agilidade e rapidez na prestação do serviço. Dessa maneira a terceirização entra em cena para que isso ocorra e para que as empresas contratantes não se preocupem com o que vai além de sua alçada. “É uma especialização que cada vez mais ganha força no mercado coorporativo do Brasil”, assegura.

DIFERENCIAL

Além das terceirizações, outros motivos impulsionaram a empresa a alcançar o sucesso. A qualidade da mão de obra e a formação profissional foram fatores determinantes para a construção e consolidação da H.print. A procura pelo aprimoramento dos recursos com treinamento e investimentos nos funcionários para mantê-los atualizados com as mais recentes tecnologias do setor também são fatores que demonstram o responsável pelo sucesso da empresa.

Há, ainda, equipes de desenvolvimento de softwares e aplicativos para que as soluções aos clientes sejam as melhores possíveis na gestão de impressão. O atendimento em casa e a dedicação ao consumidor também são responsáveis pelo certificado ISO 9001 que a H.print ostenta. Ele assegura que o sistema de gerenciamento de qualidade foi certificado em um padrão de melhores práticas e foi aprovado. Esse certificado faz com que os consumidores saibam que podem confiar na empresa para o cumprimento das obrigações.

A preocupação com o meio ambiente também agregou mais valor a empresa e aos clientes, especialmente. Com uma política que prioriza a preservação da natureza, a H.print alia tecnologia e consciência ambiental. Isso fez com que a empresa optasse por equipamentos modernos que dispõem de recursos de economia de energia, eficiência e desempenho, com o menor impacto ambiental possível sem ônus ao cliente. A tecnologia exclusiva dos equipamentos produz a menor quantidade de resíduos do mercado.

Além disso, H.print adaptou todo o seu processo para se adequar a um novo código de conduta ambiental. Para isso, implantou em suas instalações coleta seletiva, reciclagem de materiais, destinação adequada para os resíduos classe I, entre outras práticas. Todas essas iniciativas renderam à empresa o tão cobiçado e ainda restrito certificado ISO 14001, que atesta que a empresa respeita o meio ambiente.

COMPROMISSO SOCIAL

Dentre tantas as preocupações da H.print, a responsabilidade social também é uma delas e não foi esquecida. Como forma de atuar no incentivo ao esporte, bem estar infantil e formação de cidadãos, a empresa patrocina o programa de esportes Vôlei Kids do Instituto Desportivo da Criança. O projeto atende aproximadamente 800 crianças de escolas públicas em várias cidades do estado de Mato Grosso, e conseguiu reduzir a evasão escolar em 5% quando comparada a média nacional. Baseados em princípios educacionais como respeito, disciplina e responsabilidade, o Vôlei Kids é considerado pela Unesco o melhor voltado ao esporte e tem o apoio da H.print. “Essa iniciativa, além de incentivar a prática do esporte, tem a função de formar cidadãos éticos, responsáveis e comprometidos com a sociedade”, afirma o presidente.

PARCEIROS

Como sozinho é quase impossível gerir um negócio, a H.print também possui parceiros que fizeram a diferença na construção da empresa. Canon, Kyocera, LexMark e Xerox são exemplos de como é possível pequenas empresas crescerem quando se apoiam em grandes corporações. “Eu diria que a H.print fez a diferença na vida dos parceiros pela forma de atuar. Buscar excelência na mão de obra, serviços certificados com uma atuação pronta para atender a demanda do mercado fez com que a empresa registrasse um salto nos últimos dez anos, assim como ocorreu com os parceiros”, constata Edson Luís.

Para Edson Luís Ribeiro da Silva empreender é: Vencer!

1. Dica para quem quer iniciar um empreendimento

A principal dica é procurar ser o melhor naquilo que faz. Analisar a concorrência, estudar muito o mercado em que atua, conhecer bem o produto a ser comercializado e formar uma boa equipe. A equipe é fundamental. Aqui na empresa, 100% do sucesso é atribuído a equipe, que é motivada, sintonizada e sincronizada com os objetivos da empresa, dedicada, capaz e treinada. Essencial para o sucesso.

2. O Custo Brasil é realmente um obstáculo para o empreendedor?

Não é um obstáculo, por que as dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas existem em todos os lugares. Às vezes, eu gostaria que o Custo Brasil fosse menos, mas isso não pode ser considerado um obstáculo. O empreendedor que quiser, realmente, abrir e ter um próprio negócio consegue superar essas dificuldades. Não é este o fator que irá impedir que ele tenha sucesso.

3. O que é mais importante: dinheiro ou criatividade?

Nem um, nem outro. Eu diria que é mais importante ter capacidade, porque dinheiro se faz. É preciso capacidade e competência para começar um empreendimento e se manter na liderança.

4. O que é mais difícil: fidelizar um cliente ou conquistar um novo?

Mais fácil é fidelizar um cliente. Como se trata de uma área de serviço, nós temos condições de mostrar todo o nosso trabalho. É onde nós conseguimos que os clientes contratem e que os contratos se perpetuem. É com a qualidade dos nossos serviços que nós fidelizamos nosso cliente. Eu costumo brincar que quando nós conquistamos um cliente, nós não conquistamos só um cliente, mas um amigo. Nós não temos clientes, temos amigos, tamanha é a nossa dedicação ao cliente.

 

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