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Empreendedor Sábado, 21 de Janeiro de 2012, 21:16 - A | A

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Sábado, 21 de Janeiro de 2012, 21h:16 - A | A

CASE DE SUCESSO

Dinheiro não é problema. Para a MTCred é solução

Jovem no mercado financeiro de Mato Grosso e outros estados onde possui filiais, empresa anda em ritmo acelerado no área de empréstimos

KARINE MIRANDA
[email protected]

Quando se fala em questões financeiras já vem logo à cabeça da maioria da população: dívidas, dívidas e dívidas. Claro, que não é só isso. Mas quando o problema é ausência de dinheiro e a solução parece um pouco complicada, empresas de assessoria de crédito podem ser boas saídas.

Mesmo considerada jovem neste segmento, a MTCred é exemplo de como é possível empreender, crescer e ajudar aqueles que necessitam de empréstimos sem abusos e exageros. Afinal, trabalhar com dinheiro não é nada fácil, tanto para empresa quanto para o cliente.

Com quase quatro anos de criação, a MTCred surgiu da oportunidade que Pedro José Oliveira Porfirio e Raniery Queiroz não deixaram passar lá em 1° de julho de 2008. Ambos sul-matogrossenses e funcionários de banco nos anos antecessores à MTCred, eles sempre foram muito ligados a números, valores, dinheiro, empréstimos, consignação e tudo referente à economia.

Raniery deixou Campo Grande em 2002 para trabalhar no Banco Bradesco em Cuiabá, onde atuou por cinco anos e logo saiu, assim como Pedro Porfirio que no mesmo período perdeu o emprego no Banco Pine onde atuava em Mato Grosso do Sul.

Percebendo a infeliz coincidência em que se encontravam, a ideia de abrir a empresa de assessoria de crédito parecia uma boa opção, e realmente foi. Com investimento de somente R$ 30 mil e experiências oriundas dos conhecimentos, trabalhos e estudos referentes ao assunto, os dois jovens promissores resolveram, então, abrir uma empresa daquilo que mais sabiam fazer: consignados.

Raniery conta que a escolha não ocorreu somente pelo conhecimento que já possuíam, mas também pela percepção de mercado. “Percebi que havia espaço no segmento de consignados, principalmente em Cuiabá, devido à recessão que o município vivia”, salienta.

De início, a projeção era produzir R$ 1 milhão por mês, segundo Raniery. Mas já no segundo mês foram R$ 3,6 milhões. “A expectativa bem maior daquilo que já havíamos planejado. Um salto considerável para o crescimento da empresa”, afirma.

Mas isso foi “sorte de principiante”, como diria Raniery Queiroz. Ele explica que o mercado em Cuiabá favoreceu e muito à empresa.

TUDO É QUESTÃO DE VISÃO

O município passava por um período de retração. O mercado estava pouco aquecido e tanto Raniery quanto Pedro eram obrigados a trabalhar das 6h da manhã as 2h da madrugada do outro dia. Tudo na ânsia de crescer e se tornar referência em assessoria de crédito. “A empresa cresceu muito rápido em um mercado que passava por um período de retração. Tivemos vários concorrentes que hoje já deixaram o mercado”, assegura.

E esta retração começou logo no início da empresa MTCred. Com apenas sete meses atuando no segmento de consignados, houve a grande crise dos bancos americanos, que pararam de operar levando muitas empresas do ramo a fechar. “Percebíamos que a própria movimentação do mercado começou a segmentar o negócio e as empresas fecharam as portas”, afirma.

No entanto, essa crise não atingiu a MTCred, pois ela opera com o banco BGN, que é o carro chefe de operações da empresa e com respaldo de experiência da zona do euro. “Nosso banco continuou a operar mesmo com as dificuldades dos demais. Isso nos levou a continuar no mercado e mostrar para nossos clientes a nossa credibilidade”, conta.

Por isso, a empresa foi caminhando a largos passos em busca do sucesso logo no primeiro ano. Pois como as consignações fechadas e as lojas seguindo para este rumo, a MTCred se tornou a principal assessoria de crédito em Cuiabá, conquistando reconhecimento. E este brilhante sacada só foi possível devido ao modelo de negócio que a empresa trabalha.
 
MODELO DE NEGÓCIO DIFERENCIADO

Mas não foi somente a boa recepção do mercado que fez com que a empresa despontasse no cenário das finanças mesmo sendo tão jovem. O modelo de gestão também colaborou para a ampliação do MTCred.

Raniery explica que a empresa resolver seguir a contramão pela qual as demais empresas de assessoria de crédito caminhavam. Assim, Raniery e Pedro modificaram o modelo de gestão adotado pelas demais instituições financeiras e passaram a se adequar a um novo modelo, sendo este pautado na sociedade, credibilidade e respeito ao cliente.

Com a experiência adquirida na época em que trabalhavam no banco, tanto Raniery quanto Pedro puderam observar com antecedência como seria o comportamento do mercado e se preparar melhor para passar pelos obstáculos do movimento financeiro. “Como gerente de banco podíamos prever o movimento e saber se ele teria um impacto tanto positivo quanto negativo no nosso negócio”, explica.

Este modelo de negócio permitiu que houvesse um maior controle de qualidade tanto dos serviços prestados como da forma, rapidez e agilidade com que ele era realizado. Dessa forma, pode-se evitar erros por mais simples que sejam que podem prejudicar o crescimento da empresa. “Trouxemos a experiência bancária para dentro da empresa”, afirma.

Dessa maneira, o pensamento dos jovens empreendedores era “ou da certo ou dá certo”, e isso vem se concretizando, especialmente pelo modelo incluir um sócio em cada assessoria.

Segundo Raniery, as lojas MTCred funcionam como uma espécie de filiais, na qual há um sócio que administra a empresa, mas sem perder a tutela de Raniery e Pedro.

EM TODO PAÍS

Assim, em busca de melhores parcerias do mercado para proporcionar aos clientes uma maior satisfação e agilidade na hora em que eles mais necessitam. A MTCred resolveu, então, dar início as parcerias em todo o país. Assim, criaram novas lojas, sendo duas em Cuiabá, uma em Várzea Grande, duas em Barra do Garças, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Acre, Rio Preto, Ribeirão Preto, Rondônia, Pernambuco e Goiânia.

Ao todo, a empresa conta com cinco lojas em Mato Grosso e mais 16 lojas pelo país, além de mais de 200 parceiros cadastrados que compartilham do mesmo objetivo: prestar uma assessoria de forma personalizada para ter sempre as melhores opções. “Contamos com profissionais especializados para cada área de atuação, pois dessa forma podemos oferecer um trabalho de qualidade de forma destacada no mercado”, garante Raniery.

HOJE

Atualmente, a MTCred tem um giro de capital de pelo menos R$ 20 milhões e possui aproximadamente 220 funcionários. Premiada e reconhecida internacionalmente, a empresa já foi destaque em premiações na China, Dubai, Roma, Vaticano, Estados Unidos, Paris, além de conquistar bens materiais.

Promover aos seus clientes comodidade e facilidade para ter um bom crédito em mãos e expandir-se conquistando cada partícula do mercado pensando sempre no futuro é um das maiores finalidades da MTCred.

Para isso, as projeções futuras da MTCred são de que sejam abertas, ao menos, quatro novas lojas. Assim, serão 20 lojas, no total possibilitando aos clientes e a todos aqueles que precisam crédito fácil, rápido e com segurança e garantia de qualidade.
 
Para Pedro José Oliveira Porfirio empreender é: vencer!

Para Raniery Queiroz empreender é: crescer!

1. Dica para quem quer iniciar um empreendimento

Pedro José Oliveira: A dica é ser organizado, ter visão de negócio e conhecer o próprio negócio. Fazer buscas, pesquisas, informações daquilo que ele quer para não ter surpresas no meio do caminho.

Raniery Queiroz: A principal dica já é começar de maneira regular. Não ter medo e saber investir faz toda a diferença para criação e manutenção da empresa. Com os vários incentivos que se tem, é mais fácil começar do que se manter, sem dúvida.

2. O Custo Brasil é realmente um obstáculo para o empreendedor?

Pedro José Oliveira: Sim. A tributação é muito alta. É uma trava para as empresas. Ela segura muito qualquer empresa de crescer.

Raniery Queiroz: Sem dúvida. A carga tributária é muito alta o que nos impede de crescer. Isso sem mencionar os custos com serviços, pois até a própria mão de obra é cara por causa de tanto imposto.

3. O que é mais importante: dinheiro ou criatividade?

Pedro José Oliveira: É preciso ter os dois, tanto dinheiro quanto criatividade. Porque se não houver criatividade, por exemplo, não se impõe o negócio e para alavancá-lo é preciso o dinheiro. Então, ambos são importantes juntinhos.

Raniery Queiroz: Os dois. Eles caminham juntos. Sem um não há outro. É preciso criatividade para fazer e dinheiro para continuar. Os dois são peças chaves que podem fazer com que a empresa alcance o sucesso.

4. O que é mais difícil: fidelizar um cliente ou conquistar um novo?

Pedro José Oliveira: Nós buscamos encontrar todo o tipo de cliente e tratá-lo bem na intenção de fidelizá-lo. Mas, sem dúvida, é mais fácil buscar e achar os clientes do que fidelizar.

Raniery Queiroz: É mais difícil fidelizar do que trazer um cliente novo. Neste ramo, trazer cliente novo é mais simples.

5. Qual o diferencial da empresa?

Pedro José Oliveira: Nosso grande diferencial é o nosso atendimento, credibilidade, respeito com o cliente e equipe faz toda a diferença. É tudo sinergia da equipe.

Raniery Queiroz: O principal diferencial é o atendimento. Prestamos atendimento a domicilio, onde o cliente é atendido em casa, ou mesmo, ele pode vir à loja. Acredito que não só o atendimento, mas a equipe também é competente e é o nosso grande diferencial. Nós buscamos profissionais e o qualificamos. Buscamos pessoas que não são do ramo e a ensinamos a trabalhar de acordo com nosso modelo, do nosso jeito. Acredito que é mais difícil tirar o vício do que ensinar o profissional a seguir o nosso modelo.

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Fotos: Mayke Toscano

Fotos: Mayke Toscano

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