Sexta-feira, 03 de Maio de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,11
euro R$ 5,49
libra R$ 5,49

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,11
euro R$ 5,49
libra R$ 5,49

Empreendedor Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2011, 19:16 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2011, 19h:16 - A | A

INOVAÇÃO

Culinária cuiabana ganha nova ‘vestimenta’ durante seminário

Dois “chefs” de cozinha apontam com criatividade para atrair olhares de turistas

DA REDAÇÃO

Assessoria/Sebrae

Maria Izabel e Mojica de Pintado com um design totalmente novo. Esse foi o desafio lançado pela oficina de gastronomia durante o 8º Seminário de Design e Inovação do Sebrae. O evento aconteceu na tarde de terça-feira (29), no Centro de Eventos do Pantanal. Usando os mesmos ingredientes da culinária regional, os “chefs” de cozinha Leco Mendes e Fernando Marques e o subchefe Maicon Santana, criaram uma nova vestimenta para os pratos cuiabanos. A intenção foi a de atrair os olhares dos turistas e valorizar a cultura local.

Além da roupagem renovada, Fernando Marques trabalhou o conceito de "Sous Vide" que é a cocção a vácuo em baixas temperaturas. O conceito já é utilizado pela alta gastronomia e começa a ser inserido no mercado mato-grossense. De acordo com o chef, o cozimento proporciona novas texturas e sabores que não são alcançados nos métodos tradicionais.

Para os chefs, a oficina foi uma ótima fonte de interação e a prova de que a culinária tem muito a inovar em Mato Grosso. “Esse é um grande momento da gastronomia brasileira e uma oportunidade única de inserção de Mato Grosso no cenário nacional. Há muito que ser feito ainda”, diz Marques. Para Leco, os pratos cuiabanos só precisam de um ‘vestidinho prada’ para conquistarem os olhares dos turistas e fazê-los se aventurar na culinária local. “Apenas colocamos uma estampa globalizada ao que já é um excelente prato”.

A autora do livro Diversidade da Gastronomia em Mato Grosso, Edna Lara, participou da oficina e saiu bastante satisfeita com o resultado. Para ela, é importante observar que a gastronomia local que já é tão rica pode ganhar uma vestimenta ainda mais atrativa. “O conceito de design ficou perfeito sem deixar de lado a identidade local. Essa é uma ideia bem-vinda principalmente ao pensar na Copa. Os pratos ficaram muito belos”, disse.

A agente local de inovação, Cristiane Benvenuto, também fez o curso e aprovou as novas ideias. Para ela, o momento é propício à quebra de paradigmas o que é importante em qualquer área. Ela considera que é preciso parar de resistir às novas tendências já que esse é o caminho natural do mercado. Além do mais, os novos designs são adaptáveis ao perfil de qualquer restaurante mesmo os mais tradicionais. “Porque não aceitar que podemos fazer um sushi de Maria Izabel? Isso é design, essa mistura de tendências que envolvem o todo”. (Com Assessoria)

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Álbum de fotos

Assessoria/Sebrae

Assessoria/Sebrae

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros