Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2020, 13h:10

Tamanho do texto A - A+

A retomada da construção civil e o desenvolvimento de ativos imobiliários em Cuiabá

Cuiabá está ativa de novo em relação ao mercado imobiliário com a retomada do setor de construção civil

Por: REDAÇÃO

O tempo se abriu para o setor de construção civil e as expectativas são ótimas, a previsão mostra que o clima de chuva e tempo fechado ficaram para trás, agora a temperatura está esquentando e a economia gira do com as construções a todo vapor em Cuiabá. 

Houve um grande período de estagnação em vários setores diferentes pela situação em que a economia se encontrava nos últimos anos, mas em 2019 o mercado imobiliário junto a construção civil já estavam na ativa mostrando resultados e começando a crescer novamente, inclusive chegou a se falar em Cuiabá que o estoque de imóveis seria zerado para futuramente o mercado se renovar com os lançamentos. 

Ou seja, 2020 será um ano de crescimento forte e Cuiabá está vindo com tudo! 

Reprodução

Construção civil

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, com esse ritmo, a região é uma das cidades que estão auxiliando no impulsionamento do setor imobiliário com 65,7% de crescimento na quantia de lançamentos de imóveis desde o segundo semestre do ano anterior, o que já dá uma ideia de que o que vem por aí é de deixar qualquer um empolgado. 

O presidente do Sinduccon informou que há  muitos imóveis à venda em Cuiabá devido a grande busca que instigou de certa forma as construtoras e imobiliárias à fazerem lançamentos, e algumas mudanças de abordagem como ir até ao consumidor ao invés de deixar que ele venha até elas e oferecer várias formas de financiamento colaboraram também, fora o auxílio do FGTS que já estava disponível que ajudou muito para esse aquecimento nas construções civis. 

Não são apenas as construtoras grandes que estão se beneficiando, os pequenos negócios em estão desfrutando deste momento também para expandir no mercado. Cuiabá tem se mostrado uma região muito promissora no setor imobiliário de uns tempos para cá. 

Dicas pra fazer um financiamento

  • Tenha em me de seu limite de crédito para poder ir atrás do seu imóvel, assim facilita na hora de efetuar o negócio;

  • Faça uma pesquisa sobre a carta de crédito para caso queira fazer  o financiamento com pré aprovação;

  • Se informe sobre quais são os valores da taxa de juros e condições, para que tenha uma base de quanto vai custar e se o banco escolhido, é o que melhor se encaixa no seu orçamento;

  • Se for fazer a compra em conjunto, verifique o orçamento total familiar e se vão conseguir pagar as mensalidades de forma pontual;

  • Uma dica óbvia porém é sempre bom ressaltar que a imobiliária em questão precisa ser de sua confiança! 

  • FGTS vai ser uma mão na roda para você dar a entrada, já que para financiar imóveis se tem a disponibilidade de usar esse recurso;

  • Não ultrapasse o valor de mais de 30% da sua renda bruta na hora de negociar a mensalidade, para não ocorrer de você acabar passando apuros;

  • Reserve sempre um mínimo de 5% da sua renda para o caso de acontecer algum imprevisto financeiro. 

Projetos

A uma vasta quantidade de projetos em andamento em relação a infraestrutura para saírem do papel e virarem lançamentos, há tanto de pequeno porte, quanto de grande porte então opções não vão faltar na hora de realizar a compra de uma das casas à venda em Cuiabá, ou de um dos apartamentos e imóveis corporativos, que estão sendo feitos com o intuito de deixar a região com uma infraestrutura mais completa, os projetos públicos vão dar uma grande força ao setor com o nível a "Custo Brasil", porém boa parte desses projetos também são de caráter privado. 

Prazo estabelecido para construção civil

Toda e qualquer incorporadora ou construtora tem um prazo estabelecido para se entrar a obre completa dos imóveis. Normalmente o prazo gira em torno dos 36 meses a partir da data que foi colocada no contrato para o início da construção. 

Não deveria ultrapassar esse prazo, mas caso ocorra esse eventualidade o prazo de tolerância é de mais 180 dias corridos dependendo da empresa contratada. Saiba que esse prazo de tolerância não é e nem deve ser considerado uma prorrogação ou modificação do prazo judicialmente, se não teria que se colocar no contrato que o prazo é de 42 meses e não de 36. Há sim uma tolerância de atraso porém a empresa responsável pela entrega do imóvel não pode abusar desse prazo então fique de olho viu. 

O prazo então é de 3 anos e a tolerância de 6 meses, caso você não receba a notificação de seu imóvel está pronto em até 3 anos e 6 meses vá atrás dos seus direitos. 

Agora que você já sabe que as construções civis estão em um ritmo acelerado na região de Cuiabá e que o local está em desenvolvimento porquê não investir em um dos imóveis já a venda prontos para mora ou até mesmo na planta em!? 

O mercado imobiliário junto ao setor civil de construção estão na ativa para desenvolver uma infraestrutura ainda melhor para os moradores da região e você pode ser um dos beneficiados basta querer. 

É aí gostou deste artigo? Então compartilhe em todas as suas redes sociais!!!

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto