Economia Sábado, 20 de Agosto de 2011, 13:15 - A | A

Sábado, 20 de Agosto de 2011, 13h:15 - A | A

SUPER

Vaca bate recorde na produção de embriões em Mato Grosso

Da raça Senepol, reprodutora é considerada uma em mil

DA REDAÇÃO

 

Divulgação

 

Recordista mundial na produção de embriões, a vaca Tácita é uma surpresa para os criadores de gado. Com cerca de 60 a 100 embriões produzidos aspiração, o animal da raça Senepol é resultado da explosão genética do cruzamento das raças N'Dama e Red Poll. Normalmente, as demais espécies costumam produzir, em média, seis a nove embriões, cerca de 90% a menos do registrado.

Embora a produção de embriões seja grande quando comparada as outras espécies, a vaca Tácita não foi modificada por meio de tratamentos e tem sua alimentação normal a pasto. De acordo com Jair Santos, proprietário da Fazenda Água Limpa, criatório do rebanho Senepol, o cruzamento permitiu a criação de uma raça que possua características singulares como longevidade, habilidade materna e, principalmente fertilidade. “A raça combina a tolerância ao calor e a resistência aos insetos e enfermidades com a qualidade da carne e alta produção leiteira”, assegura.

Com quatro anos de idade e apenas um ano de produção de embriões que ocorre entre 30 e 45 dias, a vaca Tácita é uma espécie de exposição e sua produção ocorreu, apenas três vezes. Os embriões estão sendo aspirados para serem fertilizados pelos touros da própria fazenda e por isso o bovino não está a venda e nem a sua produção.

Hoje o criatório, localizado na região Sul de Mato Grosso, no município de Itiquira, cria cerca de mil vacas da espécie, mas nenhuma se compara a Tácita. “Podemos dizer que essa super vaca é uma em mil”, finaliza o pecuarista.

Embora o bovino não esteja à venda, estão disponíveis, apenas, touros e novilhas selecionadas para comercialização. A fazenda realizará um leilão no próximo dia 07 de setembro onde serão disponibilizados 100 touros Puros de Origem Importados (POI) e mais de 120 produtos de cruzamento Senepol x Nelore, além de pacotes de sêmen de Senepol. O arremate deverá ser feito pela internet ou pelo Canal do Boi.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros