Comemorando 100 anos de existência no próximo dia 28 deste mês, a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) lançou, nesta manhã (12), em parcria com os Correios, o seu carimbo comemorativo e selo personalizado. Ao todo são 3,6 mil selos que circularão em todo o Estado nesta primeira tiragem, que já está disponível a partir de hoje.
A iniciativa marca o início das comemorações do centenário que, segundo o presidente em exercício da ACC, Jonas Alves de Souza, representa não somente a história comercial da capital, mas o crescimento e desenvolvimento de Mato Grosso.
“São 100 anos do trabalho de muitas pessoas que lutaram e lutam para construir uma economia forte. Este selo simboliza uma marca permanente deste momento tão importante da história da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá”, assegura. Hugo Dias/HiperNotícias Lançamento do carimbo e selo comemorativo ao centenário da Associação dos Comerciantes de Cuiabá realizada nesta manhã (12)
Ele lembra que a ideia do selo é popularizar a associação e torná-la conhecida e reconhecida diante de tantos anos de existência e serviço prestados. “É gratificante para os Correios participar desta comemoração. Parabenizamos a Associação Comercial de Cuiabá, por cumprir com louvor a sua missão de trabalhar em defesa da classe empresarial. Esta é uma data em que iremos, por meio da filatelia, fortalecer os valores que se perpetuam através desta entidade”, garante.
Além do selo, houve o lançamento do carimbo que será utilizado nas correspondências postadas na agência filatélica dos correios a partir da hoje durante 30 dias. Depois desse período o material passará a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, como peça de referência em pesquisas históricas e iconográficas, segundo Nascimento.
“Esse é um selo que será emitido aqui em Mato Grosso, mas terá circulação no Estado, país e mundo, por meio das correspondências. Uma grande e justa homenagem a associação”, assegura.
Ubiratan Spinelli, representantes dos ex-presidente da ACC e presidente no período de 1976 a 1980, assegura que esta é uma merecida homenagem ao principal órgão que foi o impulsor do crescimento de Mato Grosso, sendo a entidade mais antiga da capital mato-grossense, fundada em 28 de julho de 1912. “Abertura política da época e o começo das distinções políticas do Estado são uns dos primeiros benefícios que Mato Grosso recebeu com a criação da ACC. Era um centro de comércio sem restrições que atendia a todo estado. Faz parte da história de Cuiabá”, afirma.
Além da luta pela união dos setores empresariais, Spinelli garante que a ACC em seus 100 anos trabalha pelo fortalecimento da entidade e da economia, especialmente da capital. “É uma homenagem mais que justa, um selo que contribui para a solidez da entidade centenária e da sociedade”, finaliza a comemoração que contou com as presenças do Pedro Nadaf, secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e o presidente do Clube Filatélico, Numismático e Afins de Cuiabá, Rubens Fábio Matos Ferreira.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.