A iniciativa marca também o início do programa OpenAI for Countries, descrito como um "novo esforço global para ajudar governos interessados a construir capacidade soberana de IA em coordenação com o governo dos EUA - enraizado em valores democráticos, mercados abertos e parcerias de confiança". O acordo foi firmado em parceria com as empresas G42, Oracle, Nvidia, Cisco e SoftBank, "em estreita coordenação com o governo dos EUA".
O projeto inclui dois investimentos principais: a construção de um cluster Stargate de 1 gigawatt em Abu Dhabi, com 200 megawatts previstos para 2026, e um aporte dos Emirados Árabes Unidos na infraestrutura da Stargate nos EUA, em continuidade à Parceria EUA-EAU para Aceleração da IA anunciada na semana passada, durante visita de Trump ao país.
A OpenAI destacou que a parceria permitirá aos Emirados utilizar suas ferramentas em setores estratégicos como governo, energia, saúde, educação e transporte. O país também será "o primeiro no mundo a habilitar o uso do ChatGPT em escala nacional".
Segundo a empresa, a infraestrutura poderá alcançar uma área de 3.200 km de raio, cobrindo até metade da população mundial. A expectativa é que o modelo sirva de base para outras colaborações. "Esperamos que este seja o primeiro de muitos projetos do OpenAI for Countries", disse a companhia.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.