Na comparação mensal, o desemprego permaneceu inalterado em 22 dos 32 países com dados disponíveis. Houve queda em sete países e alta no Canadá, Colômbia e Coreia do Sul. México e Japão registraram taxas iguais ou inferiores a 3,0%, enquanto Espanha (10%) e Finlândia (10,3%) continuaram com desemprego de dois dígitos.
Na União Europeia (UE), a taxa ficou estável em 5,9%, e na zona do euro, em 6,2%, próximas às mínimas históricas. Fora da área do euro, a taxa permaneceu estável nos sete países com dados disponíveis. Enquanto isso, estimativas preliminares de janeiro mostram queda de 0,3 ponto no Canadá, a 6,5%, e estabilidade nos Estados Unidos, em 4,3%.
Em relação a dezembro de 2024, a taxa ficou praticamente estável em sete países, incluindo Canadá e Japão, recuou em oito - com as maiores quedas em Grécia, Dinamarca e Estônia - e subiu em 17, com os maiores aumentos, de 1,6 ponto porcentual, na Finlândia e na Eslovênia.
Entre os jovens de 15 a 24 anos, o desemprego na OCDE caiu levemente para 11,2% em dezembro, ainda 7 pontos porcentuais acima da taxa dos trabalhadores com 25 anos ou mais. O indicador superou 20% em cinco países do bloco, enquanto Israel e Japão exibiram os menores níveis de desemprego juvenil.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





