"Estamos expandindo nosso portfólio com modelos de ponta para dar mais escolha aos desenvolvedores", afirmou a vice-presidente corporativa de Plataforma de IA da Microsoft, Asha Sharma.
A integração do Grok 3 à Azure AI Foundry reforça a estratégia da Microsoft de oferecer "uma plataforma full-stack para construir agentes inteligentes que entregam valor real aos negócios".
Além do modelo de Musk, a plataforma agora inclui mais de 10.000 modelos de código aberto do Hugging Face e opções como Flux Pro 1.1, da Black Forest Labs, e Sora, via Azure OpenAI. A novidade permite que empresas personalizem modelos com ajuste fino ('fine-tuning') sem custos de hospedagem, facilitando a experimentação.
A Microsoft também destacou o crescimento da Azure AI Foundry, que já atende 70.000 clientes e processou 100 trilhões de tokens no último trimestre. "O que começou como uma camada de aplicação agora se tornou uma plataforma completa", ressaltou a empresa. Com recursos como roteador de modelos, que seleciona automaticamente o melhor modelo para cada tarefa, e orquestração multiagente, a solução está sendo adotada por gigantes como Heineken, Carvana e Fujitsu, destacou a companhia.
Além da parceria com a xAI, a Microsoft anunciou avanços em segurança, como o Microsoft Entra Agent ID, que atribui identidades únicas a agentes de IA, e ferramentas de IA confiável, incluindo filtros contra injeção de prompts maliciosos. A empresa ainda expandiu a capacidade de execução local com o Foundry Local, permitindo que modelos rodem offline em dispositivos Windows e Mac.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.