Economia Terça-feira, 08 de Novembro de 2011, 15:59 - A | A

Terça-feira, 08 de Novembro de 2011, 15h:59 - A | A

FIM DE ANO

Decorações natalinas são uma das opções para aquecer o comércio

Lojistas já começam a preparação para o Natal investindo em decorações, promoções e descontos

 

 

Neste fim de ano, mais que bons preços, promoções e qualidade dos produtos, as decorações características da época e o próprio clima natalino também são um dos motivos que atraem os clientes para o comércio. Acompanhando esta tendência natural de todos, as lojas já começam a se preparar para seduzir os compradores com as promoções, atraindo-os com as decorações. Tudo, na clara intenção de aumentar o fluxo de movimento em seu interior.

Por isso, embora ainda no mês de novembro, os lojistas já começaram a investir nas vitrines dos estabelecimentos. A supervisora das Lojas Americanas, Priscila Bianca Ferreira, assegura que o comércio precisa estar preparado para receber os clientes que são atraídos para a loja unicamente pela decoração, principalmente se tratando do segmento que o estabelecimento em que ela trabalha. “A loja cria sua decoração com os próprios produtos que trabalhamos. Então, além de decorarmos, expomos esses produtos e os vendemos. Com isso temos a expectativa de aproximadamente 100% no aumento de vendas”, afirma.

Nesse mesmo sentido, os shoppings também já decoram. O Shopping 3 Américas, por exemplo, já começa a montar sua tradicional decoração que marca os arredores do shopping bem como a cidade. Para José Julio Cantino, superintendente do 3 Américas, os investimentos na decoração ficaram prontos ente 12 e 15 de novembro e a expectativa é proporcionar um ambiente mais agradável para os clientes presentearem. “A decoração, na verdade, é uma ferramenta de marketing para atrair os clientes. Por isso, investimos nas decorações tradicionais. Na iluminação nas avenidas, Papai Noel, árvores de Natal, nesses artigos”, explica.

Assim, pretende-se ter um crescimento de vendas em novembro de 25% quando comparado com os demais meses, enquanto em dezembro, o aumento deve ser de 40%. Com relação ao Natal de 2010, a expectativa é de aumento entre 15% e 20%, segundo previsão do superintendente do Shopping 3 Américas.

No entanto, de acordo com Sebrae, vitrines bem organizadas correspondem a 70% das vendas de uma loja. A estimativa é do consultor do Sebrae, Noel Mendes Júnior. “É necessário que o empresário desperte um olhar clínico e crítico sobre todos os detalhes que compreendem a loja. Às vezes a vitrine tem muita beleza, mas não cumpre a função de instigar a venda”, afirma.

CDL

Especificamente no Natal, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Paulo Gasparoto, acredita que as decorações devem, por si só, aumentar ainda mais o fluxo de pessoas dentro das lojas. “Se nós tivermos uma cidade plenamente enfeitada e decorada, de maneira que isso possa mexer de fato com o sentimento das pessoas, seguramente há aumento nas vendas em até a 10%”, afirma, completando que é um atrativo desde a entrada da loja e completando-se na parte interna.

Para ele, é extremamente importante produzir a cidade com temas natalinos, pois esta é uma das datas mais importantes e comemoradas do mundo e é um momento que os comerciantes devem aproveitar. “Todos os estabelecimentos comerciais devem buscar decorar suas vitrines e seus interiores para que os consumidores se sintam instigados a antecipar suas compras de Natal”, finaliza.

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros