Economia Segunda-feira, 27 de Junho de 2022, 10:48 - A | A

Segunda-feira, 27 de Junho de 2022, 10h:48 - A | A

FIQUE LIGADO

Conta digital PJ: vantagens e desvantagens

REDAÇÃO

Marcos Lopes/HiperNotícias

image

Marcos Lopes/HiperNotícias

Quem já passou pelo processo de escolher um banco para pessoa jurídica sabe que é preciso considerar vários pontos. Ter uma conta digital pj é uma das opções que pode fazer sentido principalmente para quem está começando.

Micro e pequenas empresas estão sempre em busca de soluções econômicas e práticas para lidar com as atividades do negócio e uma das tarefas que costuma tomar tempo e gerar custos é a gestão financeira do negócio.

Por isso, muitos bancos digitais pj oferece serviços focados nesse tipo de empreendimento.

Se você tem dúvidas de como funciona uma conta digital pj e se essa é a melhor opção para o seu negócio, esse artigo é para você!

O que é conta digital para pj
As contas digitais chegaram há poucos anos ao país, primeiro em opções para pessoas físicas e, depois, para empresas.

Segundo dados da pesquisa Ranking de Onboarding Digital 2021, já são 250 milhões de contas digitais no Brasil. Ou seja, mesmo com pouco tempo já conquistaram muitas pessoas.

As pessoas jurídicas não ficaram de fora, muitas empresas têm optado pelas contas online para facilitar a gestão financeira. No caso de pequenos negócios essa pode ser uma forma de reduzir o tempo gasto com a burocracia.

Isso porque, como o nome diz, uma conta digital para pessoas jurídicas funciona de forma 100% online. Esse tipo de conta corrente é acessada de forma digital através do internet banking ou aplicativo do banco.

A abertura também é online, sem a necessidade de levar os documentos até uma agência. O atendimento é feito todo por canais digitais ou por telefone.

O objetivo desse serviço é reduzir a burocracia e o tempo gasto com as questões financeiras.

Vantagens da conta digital para pj
Como dissemos acima, as contas digitais para empresas podem ser uma ótima opção para quem deseja reduzir o tempo gasto com as atividades relacionadas à área financeira da empresa.

Isso porque esse tipo de conta oferece diversas vantagens para pessoas jurídicas. Separamos algumas delas abaixo:

Facilidade na abertura da conta

Uma das vantagens mais importantes de uma conta digital para empresas é a facilidade de abrir uma conta pj. Esse processo é feito digitalmente pelo aplicativo do banco ou internet banking.

Para isso basta enviar os documentos solicitados e aguardar a análise do banco, que costuma ser bem rápida. Não é preciso ir até a agência, ficar na fila, nem conversar com um gerente para realizar o processo.

Essa facilidade é ideal para Microempreendedores Individuais (MEI) ou Empresas Individuais, por exemplo. Já que, nesses casos, quem empreende precisa lidar com todas as atividades, inclusive a abertura da conta.

Agilidade no dia a dia

Uma vez que você abriu uma conta digital para sua empresa, será possível realizar todas as transações pelo app do banco. Fazer transferências via PIX, DOC ou TED, e pagamentos é muito simples e rápido.

Também é possível acompanhar em tempo real todas as movimentações da conta em tempo real, tendo total controle financeiro da empresa.

Economia

Por não necessitarem de uma estrutura física, como a agência, essas contas também são mais econômicas. As taxas cobradas por contas digitais pj costumam ser bem mais baixas que contas tradicionais.

Isso vale para tarifas de manutenção, sobre movimentações financeiras, anuidade de cartões de crédito e até em relação ao custo da maquininha de cartão.

É possível inclusive encontrar opções de conta digital para pj sem taxas. Esse é o caso da Conta Cora, que não cobra tarifa de manutenção, taxa de PIX e oferece emissão de boleto de cobrança gratuito e ilimitado, por exemplo.

Embora individualmente essas taxas pareçam pequenas perto de outros custos do negócio, quando somadas isso pode ser uma fonte de muito gasto.

Por isso, optar por uma conta digital pode resultar em uma real economia para a sua empresa.

Melhor gestão financeira

Como dissemos acima, com uma conta pj digital você tem acesso a todas as movimentações da sua empresa na palma da mão, 24 horas por dia.

Também é muito fácil consultar o extrato do cartão de crédito e fazer a gestão de cobranças da sua empresa.

Essa facilidade possibilita uma gestão financeira mais eficiente, garantindo um maior controle das receitas e dos gastos.

Linhas de Crédito

Além do cartão de crédito empresarial, muitas contas digitais oferecem outras linhas de crédito para quem empreende. É possível contratar crédito para capital de giro ou aumentar o limite do cheque especial, por exemplo.

Desvantagens das contas digitais para empresas

Acima citamos diversos benefícios de escolher uma conta digital para pj, mas você deve estar se perguntando quais são as desvantagens.

É claro que para algumas empresas é importante ter acesso a um gerente que faça um atendimento mais próximo da conta. Principalmente para aqueles companhia muito grandes que precisam de serviços mais personalizados, pode ser que isso faça sentido.

Mas, é importante saber que esse atendimento e toda a estrutura de uma agência tem um custo, que se reflete nas taxas cobradas pelos bancos.

No caso das contas digitais, o atendimento é feito de forma online, através do app do banco ou por telefone. Mas, normalmente, esse suporte costuma ser muito ágil e resolver boa parte das questões levadas pelos clientes.

Como escolher um banco digital para pj

Já deu para perceber que a conta digital para pj pode ser uma boa opção para quem deseja reduzir custos e burocracias financeiras. Mas, como tantas opções, como escolher a melhor para o seu negócio?

Para tomar essa decisão é preciso conhecer bem as demandas da sua empresa, os serviços mais usados e o que não pode faltar. Com isso, é fundamental fazer uma boa pesquisa e analisar as opções disponíveis.

Compare os serviços oferecidos em cada opção e as taxas cobradas por eles. Também pesquise sobre a reputação do banco e como os clientes avaliam o atendimento. É importante verificar se o banco em questão é autorizado pelo Banco Central. Se possível converse com pessoas que já tiveram experiências com as contas para ter certeza de como é o dia a dia.

Com todas essas informações em mãos será possível tomar uma decisão mais acertada.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

 

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros