A empresa holandesa registrou encomendas de 13,16 bilhões de euros (US$ 15,85 bilhões) no quarto trimestre, acima dos 7,09 bilhões de euros de um ano antes e bem acima da previsão dos analistas de 6,95 bilhões de euros, de acordo com a Visible Alpha.
As encomendas dos sistemas de litografia ultravioleta extrema da ASML, máquinas de ponta que permitem aos fabricantes de chips imprimir as camadas mais intrincadas em semicondutores, chegaram a 7,4 bilhões de euros, ultrapassando a previsão da Visible Alpha de 4,41 bilhões de euros.
Esta é a última vez que a ASML divulga encomendas trimestrais. A métrica há muito é a principal referência dos investidores para medir o desempenho da empresa, mas os executivos da ASML argumentaram que as encomendas não refletem com precisão o impulso dos negócios, pois podem variar entre trimestres. A partir de agora, a ASML reportará seu total de pedidos em carteira anualmente.
Para 2026, a ASML projeta vendas entre 34 bilhões e 39 bilhões de euros, acima dos 32,67 bilhões de euros de 2025. A empresa também espera uma margem bruta entre 51% e 53%. As previsões mostram que a ASML está agora muito mais otimista sobre suas perspectivas do que há alguns meses.
Apesar das encomendas recordes e do aumento das vendas, a ASML informou na quarta-feira (28) que planejava cortar cerca de 1.700 empregos em suas operações de tecnologia e TI, principalmente na Holanda e alguns nos EUA.
As vendas subiram para 9,72 bilhões de euros, de 9,26 bilhões de euros um ano antes, superando as previsões dos analistas e chegando ao extremo superior da projeção da empresa.
O lucro líquido cresceu para 2,84 bilhões de euros, de 2,69 bilhões de euros, ligeiramente abaixo das expectativas do mercado. A ASML disse que declararia um dividendo total de 7,50 euros por ação ordinária para 2025, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. A empresa também anunciou que estava lançando um programa de recompra de ações de até 12 bilhões de euros, a ser executado até 31 de dezembro de 2028.
As ações da ASML subiam mais de 5,1% perto das 6h47 (de Brasília) em Amsterdã, puxando as ações da STMicroelectronics (3,3%) e ASM International (0,77%).
Fonte: Dow Jones Newswires.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.




