Cuiabá, em 2024, vai parar nas telas de cinema e com mato-grossense brilhando em todo país. As gravações do filme “Cinco Tipos de Medo”, com a atriz cuiabana Bella Campos, o cantor Xamã e um elenco de peso, selecionado pelo diretor da “terrinha” Bruno Bini, foi gravado na capital de Mato Grosso no mês de setembro. A presença dos atores do longa-metragem movimentou a cidade.
Na trama, Bella Campos vive a enfermeira Marlene, que contracena com Sapinho (Xamã) e Murilo (João Vitor Silva) num triângulo amoroso. A atriz contou que o processo de construção da personagem Marlene foi uma grande experiência e de resgate da essência cuiabana.
"Estou muito, muito feliz e grata de estar aqui. Quando eu saí de Cuiabá, eu tinha 15 anos e eu nem imaginava que eu seria atriz. O meu processo foi acontecendo e o meu sonho era fazer cinema nacional e aí, de repente, eu recebo esse convite maravilhoso. Eu estou muito grata mesmo de estar aqui, agradeço muito todo mundo que olhou para mim e acreditou que eu poderia estar aqui. É uma sensação quase que indescritível eu poder estar realizando meu sonho de fazer cinema nacional na minha cidade, na minha terra e contando uma história daqui", afirmou.
LEIA MAIS: Bella Campos estreia no cinema nacional com filme rodado em Cuiabá
Já o cantor e ator Xamã viverá o traficante Flávio Castro de Lima, conhecido como 'Sapinho', morto aos 31 anos num confronto com a Polícia Militar. Em coletiva de imprensa, o músico demonstrou confiança para viver o personagem, que era considerado o 'xerife' do crime na região do bairro Novo Colorado.
"Vocês conhecerem o Sapinho? Não? Então, vão conhecer", disparou Xamã. Para o rapper, fazer cinema era um sonho antigo. Em 2019, Xamã chegou a lançar um álbum intitulado 'O Iluminado', em referência ao clássico filme do diretor Stanley Kubrick. O disco é recheado de referências ao cinema.
LEIA MAIS: Rapper Xamã vive traficante "famoso" de Cuiabá em longa-metragem rodado na cidade
Apesar do romance com Sapinho e Murilo, a atriz fez questão de destacar que a personagem representa uma mulher determinada, com foco em seus próprios objetivos. Segundo o cineasta Bruno Bini, o roteiro do filme fala, essencialmente, sobre encontros e conexões. De acordo com Bini, os personagens buscam a 'redenção', que só encontram ao compartilhar suas histórias com os outros.
Além de Bella, Xamã e João Vitor, o elenco também conta com Eloá Pimenta, Rui Ricardo Diaz, Barbara Colen, além de vários artistas locais.
MAIS ESTRELAS NACIONAIS NA CIDADE
A atriz Dira Paes foi a homenageada do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá 2023 (21° Cinemato) e também recebeu o título de cidadã mato-grossense, durante a abertura do evento, no dia 23 de outubro, no Teatro da UFMT. Dira foi homenageada no festival que a projetou ainda no início de carreira. Agora, após quatro décadas, no longa Pureza, ela demonstra toda a sua maturidade, construindo uma mãe do Maranhão que trabalha na fabricação de tijolos ao lado de seu filho Abel.
O roteiro desenrola com o rapaz saindo para tentar a sorte em garimpos da Amazônia e, após meses sem notícias dele, a protagonista inicia uma jornada à procura do filho. Nessa busca, ela se depara com uma realidade brutal: a escravidão contemporânea.
O filme é baseado em fatos reais. A luta de Pureza Lopes Loyola levou à criação da política pública de Combate e Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil e à criação do Grupo de Fiscalização Móvel. Além da atriz, o diretor do filme Pureza, o paulista Renato Barbieri, prestigiou o evento na cidade cuiabana.
LEIA MAIS:Beto Dois a Um concede Título de Cidadã Mato-grossense à atriz Dira Paes
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.