Para promover a capoeira de Mato Grosso, as mulheres capoeiristas e celebrar o Dia Internacional da Mulher, o grupo ‘Capoeira Vip’ realiza o evento “Meu sangue não corre nas veias, ele ginga”, que promove a doação de sangue e incentiva a prática do esporte, nesta sexta (8) e no sábado, em Cuiabá.
Dividido em dois momentos, o primeiro consiste na ação de doação de sangue nesta sexta, das 7h30 às 18h, no MT Hemocentro, localizado na rua 13 de junho, na Capital. Já a segunda parte está programada para começar às 16h, no sábado, na Praça 8 de Abril, e toda a população está convidada a participar.
No local, haverá a prática de atividades físicas, como alongamento, dança do ventre, roda de capoeira e maculelê, que é uma modalidade de dança folclórica oriunda da Bahia e que tem suas raízes na cultura afro-indígena-brasileira, simulando uma luta tribal usando bastões.
A aluna Larissa Deschamps, de 19 anos, que pratica capoeira desde os 4 anos e é conhecida pelo apelido “Manga Rosa”, conta que a ideia de doar sangue partiu do líder do grupo, o Mestre Visk, que viu uma reportagem sobre o baixo estoque no hemocentro e decidiu promover a ação social.
“A ideia foi do Mestre Visk. Ele viu uma reportagem falando sobre a baixa do hemocentro e comentou conosco, e todas as mulheres acharam uma boa ideia de se juntar e fazer essa ação. A ideia é que cada praticante de capoeira do grupo doar sangue e convidar mais pessoas para isso, além de incentivar a doação de sangue e a prática de esportes. Para realizar a doação precisa estar apto fisicamente, mas exames de triagem são realizados na hora. Quando chegar ao hemocentro diga ‘eu vim doar com o Capoeira Vip’”, explicou Manga Rosa.
A professora Ana Rafaela Pereira Chaves, que pratica capoeira há 12 anos, explicou que começou no esporte ainda no ensino médio, através do Projeto Capoeira Vip na escola, que ainda é realizado no colégio Liceu Cuiabano. Ela será responsável por ministrar a aula de alongamento e explicou a importância do evento.
“É para lembrarmos da importância de doar sangue e salvar vidas e aproveitando para enaltecer a força e união das mulheres neste dia especial dedicado a nós”, disse Ana Rafaela ao HNT.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.