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Copa Pantanal Quinta-feira, 14 de Novembro de 2013, 16:21 - A | A

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Quinta-feira, 14 de Novembro de 2013, 16h:21 - A | A

COPA PANTANAL

Teste do VLT será feito quando 1,5 km de trilho for instalado

Tendo o aeroporto como ponto de partida, é necessário que os trilhos instalados alcancem o Km Zero para garantia de testes eficazes

KARINE MIRANDA






Os testes dinâmicos do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) só serão feitos quando pelo menos, 1,5 quilômetro de trilhos já estiver instalado. A informação foi repassada por Ricardo Sanches, gerente comercial da CAF, empresa responsável pela construção do modal.

O VLT está guardado no Centro de Operação, Comando e Controle do VLT em Várzea Grande e segundo Sanches, “com 1,5 km (de trilhos) consegue fazer testes” chamados de dinâmicos em que são acionados os motores, freios e avaliados os itens de segurança com o modal  em movimento.

Sanches apresentou a primeira composição do VLT e suas instalações internas na quarta-feira (13) em companhia do Governador Silval Barbosa e demais autoridades.

Tendo  o aeroporto como ponto de partida, é necessário que os trilhos instalados alcancem até o Km Zero para garantia de testes eficazes. Contudo, a previsão segundo o consórcio VLT, executor da obra do modal, é que em dezembro tenha início as instalações dos trilhos.

Google Maps / Hipernotícias


No entanto, no Centro de Controle já está sendo instalado pelo menos, 10 km de trilhos. Os outros 90 km devem chegar a Cuiabá até o final deste mês, de acordo com o governador.

Ao todo serão 22 km de trilhos divididos entre os eixos 1 que liga Aeroporto ao CPA e no eixo e 2 que compreende da Avenida Fernando Corrêa ao Centro. Os demais trilhos estarão no pátio de manutenção e centro de comando.

TESTES ESTÁTICOS E FUTUROS OPERADORES

Por hora, de acordo Sanches, deve ser realizado os primeiros testes estáticos. Será avaliado a parte elétrica, ar condicionado, portas e computadores, por exemplo. “Tudo o que você pode fazer com o trem parado, será feito. Isso é natural e se faz no mundo inteiro. Na verdade, vamos repetir os testes em fabrica.”, afirma.

Para promover os testes, está previsto que seja instalado um gerador de energia que produza, pelo menos, 380 volts e garanta o funcionamento do modal.

“A Cemat vai trazer a rede para nós. Nós temos um gerador de energia que será colocado aqui e aí eu já consigo fazer os testes estáticos. O VLT não anda. Duas semanas vão estar com a energia provisória ligada.”, aponta.

Todos os testes devem ser realizados até a chegada do último modal em Cuiabá. Ao todo, serão 40 carros do VLT, sendo que, pelo menos, 25 já estão prontos na Espanha sendo que quatro já estão a caminho do país.

Edson Rodrigues/Secopa

Trilhos do VLT foram montados no início desse mês para acomodar primeiras composições

Já no que se refere ao profissional que irá conduzir o VLT, a própria CAF realizará um curso com os profissionais que devem ser contratados após o governo definir pelo modelo de concessão do modal.

“Nós vamos treinar os futuros operadores que serão contratados para que ele conheça o trem. Vamos ensinar os instrutores como operar o trem e ai os instrutores vão treinar os operadores.”, explica Sanches.

O modelo de concessão ainda está em estudo assim como o valor da tarifa do VLT cujo sistema de bilhetagem deverá ser compatível e integrado aos sistemas de utilizados nos transportes públicos de Cuiabá e Várzea Grande. Segundo o governador, a expectativa é que a passagem seja inferior ao cobrado hoje, R$ 2,85.

A previsão é que, em funcionamento, o VLT alcance uma velocidade de 60 Km/h, embora a capacidade do veículo seja de 120 Km/h. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por vagão sendo apenas 76 passageiros sentados.

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