Mayke Toscano/Hipernotícias |
![]() |
Carlos Brito, diretor de Infra-estrutura da Agecopa, diz que seria "covardia" Mato Grosso desistir de tentar sediar Copa das Confederações |
Embora o presidente da Agecopa, Eder Moraes, já tenha declarado que Mato Grosso não vai brigar para receber a Copa das Confederações, a ser realizada no Brasil em 2013, o diretor de Infraestrutura da entidade, Carlos Brito, considera uma “covardia” o estado desistir do evento.
"Podemos até não conseguir, mas temos a obrigação de não desistir, isso seria covardia da nossa parte”, disse Brito, para quem os principais critérios para Cuiabá sediar o evento – considerado um “ensaio geral” da Copa, por ser realizado um ano antes -, estariam estabelecidos em 2013.
"A Arena Pantanal ficará pronta em dezembro de 2012, segundo nosso planejamento, bem como os Centros de Treinamento (COT’s) e também a adequação do aeroporto, além de parte das obras de mobilidade urbana. Não tem sentido Mato Grosso abdicar da Copa das Confederações”, ressalta Carlos Brito. Quanto ao novo modal de transporte, segundo Brito, caso ele não fique pronto até julho de 2013, “basta decretar feriado nos dias dos jogos que resolvemos esse problema”.
Segundo Brito, o evento de 2013 seria uma forma de potencializar os resultados de todos os investimentos que serão feitos para a preparação da cidade para a realização da Copa do Mundo de 2014.
“A Copa das Confederações é uma ótima oportunidade para consolidarmos o retorno dos investimentos, com a atração de turismo, geração de emprego, aquecimento do comércio, e também para testarmos toda estrutura que estamos preparando para a Copa, já que este evento acontecerá exatamente um ano antes, o que nos daria a chance de corrigir eventuais falhas”.
Sobre o fato de divergir do presidente da Agecopa sobre o assunto, Carlos Brito alega que “não foi deliberada nem anunciada nenhuma decisão oficial da Agecopa tampouco do Governo de Mato Grosso quanto a este assunto. O que vi foi apenas manifestação isolada do presidente na imprensa. Enquanto não houver uma posição oficial, me reservo o direito de emitir minha opinião, até para tentar sensibilizar o governador Silval Barbosa e a sociedade para a grande oportunidade que podemos perder ao desistirmos tão fácil da Copa das Confederações”.
OFICIOSO
O anúncio oficial das cidades que irão sediar os jogos da Copa das Confederações está previsto para ser feito no próximo dia 29, no Rio de Janeiro, pelo Comitê Organizador da Fifa responsável tanto pela Copa de 2014 como pela de 2013.
Segundo informações preliminares e extra-oficiais já divulgadas, já teriam sido escolhidas as cidades do Rio de Janeiro (Maracanã), Belo Horizonte (Mineirão), Porto Alegre (Beira-Rio), Brasília (Estádio Nacional) e Salvador (Fonte Nova).
“Soube que esse anúncio pode ser adiado. De todo modo, defendo que Cuiabá se candidate. Não podemos perder por omissão, isso seria um equívoco histórico imperdoável, sobre o qual seremos cobrados no futuro”, salienta Carlos Brito.
O QUE É
A Copa das Confederações também é um evento da FIFA e acontece a cada quatro anos, no ano que antecede à Copa do Mundo, exatamente como teste para o evento principal. Participarão da Copa das Confederações de 2013, em julho, oito seleções, sendo a campeã da Copa do Mundo de 2010, o Brasil, que é o país sede, e os campeões de cada continente.
Ricardo Augusto 25/07/2011
Errado srº brito em 2013 as obras de mobilidade urbana estaram em pleno vapor e cuiaba não terá condições de obter transito nem de nós cuiabanos
1 comentários