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Copa Pantanal Terça-feira, 14 de Junho de 2011, 10:45 - A | A

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Terça-feira, 14 de Junho de 2011, 10h:45 - A | A

CAOS NO TRÂNSITO

Preocupação deve ser com sistema viário e não BRT ou VLT, diz Pagot

Diretor do DNIT critica 'briga' pela escolha do sistema de transporte em massa

DA REDAÇÃO

 

Arquivo
Governo e Agecopa ainda não decidiram pelo melhor sistema de transporte

 

Em vez de o governo do Estado e a Agecopa ficarem discutindo sobre o modelo de transporte em massa (VLT ou BRT) para Cuiabá e Várzea Grande, seria melhor eles iniciarem trabalho urgente para melhorar o sistema viário dos dois municípios.

A opinião em forma de conselho partiu do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, no final da tarde desta segunda-feira (13).

A declaração de Pagot coloca mais "pimenta" na polêmica iniciada depois dele ser entrevistado em programa jornalístico de uma TV em Cuiabá, na segunda-feira (13) pela manhã.

O diretor do DNIT disse que Cuiabá poderia perder a subsede da Copa em razão do atraso nas licitações de obras. A declaração causou mal estar ao governo do Estado e diretoria da Agecopa, em especial ao presidente, Eder Moraes, que publicamente rebateu Pagot.

À tarde, Pagot disse que não havia falado dessa forma e tratou de desfazer as declarações. 

Mesmo assim, Pagot não perdeu a oportunidade e voltou a criticar a forma como o governo vem tratando obras da Copa do Mundo. Dessa vez reclamou da polêmica sobre a escolha do sistema de transporte em massa.

Segundo ele, ruas e avenidas de Cuiabá e o do município vizinho à Capital estão em estado precário, muitas sem quaisquer condições de trafegabilidade. “Você conhece as duas cidades?”, perguntou.

“Se já andou em algumas ruas dos dois (municípios) sabe que a situação está caótica, ruim”, disse Pagot, que afirma não ser a favor, necessariamente, do sistema VLT ou BRT.

Atualmente tanto o governo do Estado, quanto a Agecopa não se decidiram pelo modelo veiculo leve sobre trilho (VLT) ou o ônibus de transporte rápido (BRT, em inglês).

Na avaliação do presidente do DNIT, as obras de mobilidade urbana devem ser precedidas de repavimentação das ruas e avenidas de grande fluxo de veículos. “Num primeiro momento os problemas viários devem ser logo resolvidos”, opina.

Outro problema que o governo do Estado e a Agecopa devem também se preocupar, explica Pagot, é relacionado com a grande quantidade de chuvas em Mato Grosso. “Isso atrasa obra em qualquer lugar do mundo. Essa é minha opinião”.

LICITAÇÕES

Pagot disse que suas declarações sobre a possivel perda da subsede de Cuiabá para Goiânia foi mal intepretada. Segundo ele, a verdade é que se até setembro as licitações para obras não estiverem concluídas, dificilmente estarão prontas em 2014. A observação também foi feita pelo diretor-geral do DNIT.

Geralmente, segundo ele, a construção de toda estrutura (Arena Pantanal, mobilidade urbana, entre outros) demanda muito tempo.

“Por isso aviso que as licitações devem estar prontas até setembro, porque se atrasarem vai ser muito difícil concretizá-las até a data dos jogos”, alertou Pagot, adiantando que em nenhum momento falou que Cuiabá vai perder a condição de ser uma das sedes dos jogos.

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