Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realiza nesta quinta-feira (15) sua primeira cirurgia bariátrica pela rede pública municipal, através do programa Fila Zero. O procedimento, um marco para a saúde local, integra as comemorações dos 158 anos da cidade e visa reduzir a espera por cirurgias eletivas.
O primeiro paciente é Everton Rodrigues da Silva, 33 anos, secretário escolar, que aguardava na fila de regulação do Estado desde 2024. Com 215 quilos, ele relata: "Não esperava ser chamado, foi uma surpresa. Tenho certeza que agora vou ter mais disposição no trabalho, mais saúde e qualidade de vida."
A cirurgia ocorrerá no Hospital Santa Rita, conduzida pelo cirurgião Emanuel Almeida. Everton passou por três meses de preparação, cumprindo protocolos médicos com acompanhamento multidisciplinar. A técnica utilizada será o By-pass Gástrico por laparoscopia, a mais comum no Brasil, que reduz o tamanho do estômago e o liga ao intestino delgado, diminuindo a ingestão e absorção de calorias.
Para Érica Auxiliadora Carvalho, subsecretária da Atenção Terciária, a cirurgia é um "marco histórico" que demonstra o avanço e a descentralização dos serviços de saúde no município.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, que já realizou o procedimento, considera a oferta da cirurgia pelo SUS "um reflexo do compromisso com uma saúde pública mais humanizada, acessível e eficiente."
Segundo Mariely Patrícia Monteiro, superintendente de Regulação do município, cerca de 341 pacientes de Várzea Grande aguardam pela cirurgia bariátrica na fila de Cuiabá. A expectativa é que, com a nova estrutura, esses pacientes possam ser atendidos localmente, desde que sigam os protocolos.
O programa Fila Zero em Várzea Grande também inclui outros procedimentos, como histerectomias e retirada de vesícula. Nos dias 15 e 16 de maio, serão realizados exames de imagem (tomografias, ressonâncias, ultrassonografias) no Pronto-Socorro Municipal, em parceria com a empresa Diagnóstico e Imagem Santa Rosa.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.