Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 09h:00

Tamanho do texto A - A+

SES nega morte de indígena por coronavírus e diz que casos de Rondonópolis deram negativo

Por: KHAYO RIBEIRO

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, descartou que a indígena que morreu em Barra do Garças estivesse contaminada pelo Covid-19, o coronavírus. Além disso, o gestor apontou que duas ocorrências de Rondonópolis, dadas como casos confirmados pela prefeitura do município, também não apresentaram resultado positivo para a doença, em testes do Laboratório Central do Estado (Lacen).

Assessoria

Gilberto Figueiredo

Secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo

O apontamento do secretário foi feito nesta quarta-feira (25), durante coletiva realizada por meio de transmissão ao vivo. À imprensa, Figueiredo frisou que, no caso da indígena, tanto a vítima quanto sua filha apresentaram resultado negativo para o Covid-19.

Já quanto aos dois casos de Rondonópolis, que foram dados como confirmados pela Prefeitura da cidade no domingo (22), o secretário informou que o Lacen realizou as testagens e comprovou não haver contágio nos pacientes.

Contudo, diante da discordância entre o teste do Lacen com o parecer da prefeitura, as amostras dos pacientes foram encaminhadas ao Rio de Janeiro, onde as ocorrências ainda estão sendo checadas.

“Aquele caso que veiculou na imprensa de uma paciente que faleceu na região de Barra  do Garças, uma indígena, a nossa equipe do Lacen tinha feito a coleta do material dela e da filha e esse não foi um óbito por coronavírus. O teste deu negativo. Portanto, não há aquela suspeita que foi a óbito por infecção do coronavírus”, disse o gestor.

“Os testes feitos no Lacen deram negativo [casos de Rondonópolis]. Então, como houve uma discordância com do resultado feito por aquele laboratório não credenciado pelo Lacen, que tinha dado positivo, foi encaminhado ao Rio de Janeiro para uma terceira análise para confirmar ou não aquele caso, que era anteriormente positivo, mas o lacen reconhece como dois casos negativos, acrescentou Figueiredo.

Coronavírus em Mato Grosso

O boletim da SES informou, nesta quarta-feira (25), que Mato Grosso registra nove casos de contágio pelo Covid-19, o coronavírus. A pasta informou também que monitora outras 326 ocorrências suspeitas.

Segundo o balanço, que é atualizado diariamente, Cuiabá registrou um novo caso de contágio, elevando o número de ocorrências de cinco para seis.

Várzea Grande também teve uma nova contaminação pelo vírus, registrando, assim, dois casos. No interior do Estado, o município de Nova Monte Verde também tem uma ocorrência.

Leia mais:

MT registra 9 casos de contágio por coronavírus e monitora 326 ocorrências suspeitas

Indígena morre após dar entrada em UPA com sintomas de coronavírus

Dois casos de coronavírus são confirmados em Rondonópolis, 16 são investigados

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei







Mais Comentadas