Uma indígena da etnia Xavante morreu após dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Garças (520 km de Cuiabá) sob suspeita de contágio pelo Covid-19, o coronavírus, na segunda-feira (23).
Junto à indígena, outra mulher da mesma etnia também deu entrada na unidade médica e ambas foram medicadas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Barra do Garças, a indígena que faleceu estava com sintomas de gripe e, seguindo o protocolo emitido pelo Ministério da Saúde, ambas foram colocadas em isolamento.
Ainda conforme a pasta, amostras clínicas de ambas as indígenas foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen), onde poderá ser avaliado se houve ou não contágio pelo Covid-19.
A Prefeitura de Barra do Garças se pronunciou sobre o ocorrido por meio de nota, o documento pode ser visto na íntegra a seguir:
A Secretaria de Saúde de Barra do Garças informa que duas pacientes foram internadas nesta segunda-feira (23), na Unidade de Pronto Atendimento de Barra do Garças (upa) com sintomas de gripe e seguindo o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, elas foram encaminhadas para a área de isolamento por medida de segurança diante dos casos do novo coronavírus registrados no país.
As pacientes foram medicadas e, no final da tarde, uma delas, veio a óbito. Amostras foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em Cuiabá.
Uma das pacientes, preliminarmente, foi diagnosticada com quadro de tuberculose, porém, os casos estão sendo investigados para um diagnóstico mais preciso. Seria, neste momento, prematuro qualquer afirmação se tratar de um caso de coronavírus, pois, somente o resultado oficial emitido pelo Lacen, pode se confirmar a testagem positiva ou negativa.
Diante disso, a Secretaria de Saúde se reserva no direito de emitir um laudo oficial somente após o resultado do Laboratório.
Secretaria Municipal de Saúde
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.