O projeto para transformar o Morro da Luz, em Cuiabá, em Jardim Botânico ganhou novos desdobramentos. No fim de 2025, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano se reuniu com os diretores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro para trocar boas práticas e implementar parte das ações na capital.
A iniciativa é uma determinação antiga, da época do Império. Em 1825, Dom Pedro I enviou uma carta ao cirurgião-chefe da Santa Casa ordenando a construção do Jardim Botânico no morro. O documento completou 200 anos em 25 de setembro de 2025. Na carta, Dom Pedro se refere ao morro como o "quintal da Santa Casa". A intenção do imperador é que fossem plantadas espécies cultivadas pelos índios para que os saberes dos povos originários fossem aprendidos. O secretário José Afonso Portocarrero encabeça a ação.
"Esse é um projeto muito importante porque revitaliza o Centro Histórico de Cuiabá e começa um movimento muito dorte pra gente revitalizar essa área", disse à reportagem.
O planejamento é a longo prazo. A finalização do jardim deve demorar 10 anos. A prefeitura está na fase de catalogação das espécies. Uma parte será removida para o Horto Florestal. Aquelas que sem chance de sobreviver à remoção, serão mantidas. A implementação do Jardim Botânico é parte do projeto de revitalização do Centro Histórico de Cuiabá.
O Morro da Luz é um ponto estratégico por abrigar hoje parte da população de rua e ser um ponto viciado para o tráfico de drogas. Realidade bem diferente do início da sua história. Em 1722 Miguel Sutil descobriu ouro no Morro da Luz, atraindo os bandeirantes que deram origem ao arraial que fez nascer Cuiabá. Seu valor histórico foi reconhecido em 1983 quando a Câmara o chancelou como patrimônio da cidade. A expectativa é que com as obras o Morro da Luz volte a ser um espaço e seja frequentado pelos cuiabanos.
ASSISTA AO MINUTO HNT
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

