O Rio Taxidermista, que abastece toda a cidade de Alta Floresta (788 km de Cuiabá), secou completamente devido à estiagem severa que atinge o Estado. No município, a população tem sofrido com o desabastecimento de água há meses.
Mesmo com as recentes chuvas, a crise hídrica permanece crítica na cidade de mais de 58 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por meio de nota, a concessionária responsável pelo fornecimento de água na cidade, a Águas Alta Floresta, informou que atualmente conta com o auxílio de pontos de captação alternativos e pede a conscientização dos moradores com o consumo.
VEJA
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA
Apesar de todos os esforços da Águas Alta Floresta, a estiagem extrema na região - que pertence ao bioma amazônico e enfrenta uma das maiores crises climáticas já registradas - tornou necessária a adoção do regime de rodízio no abastecimento de água à população, adotado em conjunto com a Prefeitura Municipal, Órgão Regulador (AGERSINOP) e Ministério Público.
A Águas Alta Floresta registra que o cronograma de racionamento tem o objetivo de gerenciar da melhor maneira possível neste momento a distribuição de água tratada à comunidade.
A concessionária conta, neste momento, com o auxílio de pontos de captação alternativos, incluindo a utilização de represas auxiliares em parceria com propriedades rurais do entorno da cidade. Todo o trabalho de enfrentamento aos efeitos da estiagem tem a anuência do Grupo de Estiagem instituído no município, que conta com a participação de entes públicos e sociedade civil organizada.
A empresa também reforça que a população tem um papel fundamental neste momento desafiador para todos, evitando todo e qualquer desperdício.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.