Cidades Terça-feira, 05 de Janeiro de 2021, 21:43 - A | A

Terça-feira, 05 de Janeiro de 2021, 21h:43 - A | A

UNIDADES ESTADUAIS

Quatro hospitais de Mato Grosso dão sinais de sobrecarga com avanço da pandemia; outros 6 estão em alerta

RAYNNA NICOLAS
REDAÇÃO

Quatro hospitais de Mato Grosso já estão com a taxa de ocupação acima de 60% para os leitos de enfermaria destinados ao tratamento da Covid-19. As unidades, que ficam nos municípios de Sinop (478 km de Cuiabá), Cáceres (219 km de Cuiabá), Água Boa (746 km da Capital) e Cuiabá, estão classificadas com nível vermelho, isto é, o alerta máximo de sobrecarga. Outros seis hospitais estão com classificação amarela que significa ocupação de 30% a 60%.

Paolo Miranda / BBC

Medicos coronavirus

Paolo Miranda / BBC

Um dos hospitais no vermelho, segundo boletim do governo divulgado nesta terça-feira (5), é o Hospital Júlio Muller, onde o saldo nas enfermarias já é negativo. No total, a unidade dispõe de cinco enfermarias pactuadas para o tratamento dos infectados pelo coronavírus, mas atualmente sete pessoas com a Covid-19 estão internadas no hospital. Nos leitos intensivos, as UTIs, a taxa de ocupação é de 50%. 

No caso do Hospital Regional de Água Boa a taxa de ocupação de enfermarias é de 100% e já em relação as UTIs o índice é menor, 40%. 

Em Cáceres, no Hospital Regional Dr. Antônio Fontes, a situação é alarmante tanto nas enfermarias quanto nos leitos intensivos. Para os casos de menor complexidade, a ocupação chega a 80%, enquanto que nas UTIs o índice alcança 60%

Sinop, uma das cidades polo do norte do Estado, apresenta um cenário um pouco mais confortável do que a Cuiabá, Água Boa e Cáceres em relação às enfermarias, a ocupação para esse tipo de leito é de 61%. Contudo, a ocupação dos leitos de UTI chega a quase 60%. 

No nível amarelo estão classificados os hospitais: Hospital Estadual Santa Casa, Hospital Regional Albert Sabin de Alta Floresta, Hospital Regional de Sorriso, Hospital São Luiz, Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva e Santa Casa de Rondonópolis. 

Número de casos 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça (5), 183.673 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.596 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 796 novas confirmações de casos de coronavírus em 24 hotas. 

 

 

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia


Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros