O professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e geólogo Caiubi Emanuel Souza Kuhn foi reeleito presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) para o mandato 2026–2029. A posse da nova diretoria ocorreu na última semana, durante Assembleia Geral da entidade, realizada em Brasília.
A entidade nacional reúne 31 entidades regionais, formadas por associações e sindicatos, que representam mais de 12 mil geólogos e engenheiros geólogos em todo o país.
O presidente afirma que a gestão terá como foco a organização financeira da entidade, o reforço da transparência institucional e a ampliação da representação da categoria junto a órgãos públicos e ao Legislativo. Ele agradeceu à comissão eleitoral e aos associados pela condução do processo e pela confiança depositada na nova gestão. Segundo ele, o trabalho realizado nos últimos anos resultou em avanços institucionais relevantes para a federação.
Entre os principais resultados do mandato anterior, o presidente reeleito destacou a aprovação da Lei nº 15.026/2024, que assegura a inclusão de geólogos e engenheiros geólogos no grupo oficial da engenharia, além da manutenção de uma atuação política ativa e da realização de eventos técnicos em âmbito nacional.
“Agradeço a todos os associados que participaram do processo e confiaram seus votos à nova gestão. Conseguimos avanços importantes, mas o próximo mandato traz desafios centrais, especialmente no fortalecimento da relação com as entidades regionais e na construção coletiva de projetos de lei”, afirmou Caiubi Emanuel Souza Kuhn.
O vice-presidente, Adriano Célio Magalhães Sampaio, geólogo do Rio de Janeiro, avaliou que o último período foi marcado pela consolidação da Febrageo na organização de encontros técnicos e na condução de grupos de trabalho.
“Agora, nosso foco é avançar ainda mais nessa estruturação. Vamos criar um grupo de trabalho específico para apoiar as entidades filiadas na captação de recursos, uma dificuldade comum em todo o país, com o objetivo de fortalecer a atuação institucional e ampliar a capacidade de entrega das entidades regionais”, afirmou.
Conheça a diretoria executiva:
Presidência: Caiubi Emanuel Souza Kuhn (MT)
Vice-Presidência: Adriano Célio Magalhães Sampaio (RJ)
Diretor Financeiro: Fábio Augusto Gomes Vieira Reis (SP)
Secretário Geral: Lilia Albuquerque (PE)
Diretoria Região Norte: Vinícius Oliveira (RR)
Diretoria Região Nordeste: Vinicius Benevides Schirmer (BA)
Diretoria Região Centro-Oeste: Naywanii Geovana Garcia de Oliveira (GO)
Diretoria Região Sudeste: Francisca Printes (MG)
Diretoria Região Sul: Edes Marcondes do Nascimento (SC)
Diretoria de Políticas Públicas e Assuntos Parlamentares: Abdel Majid Hach-Hach (PR)
Diretoria de Eventos, Publicações e Imprensa: Orildo Lima e Silva (RN)
Conselho fiscal:
Membro Titular 1: Lara Tainah (PE)
Membro Titular 2: Danilo Monteiro (SE)
Membro Titular 3: Carlos José Craveiro Maia (CE)
Membro Suplente 1: Eder Carlos Moreira (ES)
Membro Suplente 2: Cisnea Menezes (AM)
Membro Suplente 3: Nayara Duailibe (RO)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.





